5 motivos para apoiar os trabalhadores do Shopping Popular

 5 motivos para apoiar os trabalhadores do Shopping Popular

Da assessoria

Após quase trinta anos de existência, o Shopping Popular reúne diferentes frentes do comércio com histórias que se entrelaçam a luta por sonhos de uma vida melhor através de muito trabalho. Mesmo que estruturalmente sejam quase três décadas e diferentes fases entre construção, reformas e a expectativa de ampliação, a rede que sustenta este legado vai além da parte física que, lamentavelmente, virou cinzas na segunda-feira (15).

Ela tem valor histórico que, inicialmente, deu-se para criar um amparo aos vendedores ambulantes que circulavam pela Capital e promover a descriminalização de centenas de famílias, pequenos empreendedores e trabalhadores que saíram de baixo da chuva e sol. O Shopping Popular foi o início de um sonho coletivo.

Desde sua formação, revelou potencial de desenvoltura criativa, econômica e sustentável na comunidade – tanto da região do bairro Porto, como de todas as outras de Cuiabá, que se deslocam de um ponto ao outro para vender. Isso quer dizer que, mesmo que leve algum tempo para a nova estrutura ser erguida, as pessoas envolvidas merecem visibilidade.

Por isso, o Cuiabá Tem elencou alguns dos principais motivos para quem ainda não entendeu a importância de apoiar os trabalhadores do Shopping Popular, passar a entender e se aliar a causa. Confira!

Rede de sustentabilidade e colaboração

Por ter uma história que começa na luta coletiva em prol de melhores condições de trabalho, os lojistas seguem o conceito de colaboração com inúmeras campanhas que fazem uns pelos outros, como quando, algum empreendedor passa por problemas de saúde e se organizam para auxiliar. Também quando realizam doações, entre os lugares beneficiados, a Apae-MT. Isso, sem esquecer de mencionar os mutirões, como quando organizaram um de limpeza e arborização do Ginásio Dom Aquino ainda em maio deste ano. Na época, visavam a conservação do espaço público e o bem-estar da comunidade.

Competitividade e novas tendências

Pela pluralidade de produtos encontrados nas 600 lojas reunidas, tudo isso, com preços extremamente competitivos, faz com que pessoas de toda a cidade e até interior de Mato Grosso circulem entre os empreendimentos. O Shopping Popular sempre revela novas tendências de mercado. O movimento vai além das pessoas que mantém a frequência no Shopping Popular, mas as que também vão em lojas concorrentes da cidade, para comparar as novidades e os valores propostos. Com isso, as empresas se tornam mais competitivas, passam a inovar mais.

Independência financeira familiar

É de amplo conhecimento que muitos negócios criados no Shopping Popular, são o sustento de muitas famílias. Há ainda famílias que investem em mais de um tipo de empreendimento, com produtos diversos, mas em lojas diferentes. Quando um negócio da certo, a tendência é que novas ideias comecem a se desenvolver e, dessa forma, a independência financeira familiar seja um dos maiores benefícios sociais oriundos do empreendedorismo acolhido pelos lojistas.

Autonomia de novos empreendedores

A economia só tende a crescer com novos empreendedores estudiosos e dedicados ao mercado de trabalho. Isso amplia o crescimento tanto de marcas locais, como o de produtos exportados, dando maior autonomia e conhecimento dos que investem em seus produtos, na qualidade deles, e também amplia os benefícios dos clientes que consomem com eles. Isso torna também o mercado mais estável e as novas maneiras de renda e profissionalização cada vez mais necessárias para o crescimento pessoal e, também, o econômico, seja das famílias, sociedade ou do mercado como um todo.

Mais de 3 mil empregos diretos e indiretos

Na antiga estrutura, que não chegou a ser ampliada, apesar do projeto que estava em andamento, haviam 600 lojas. Em cada uma delas, era no mínimo dois ou três funcionários em expedientes diferentes. Além deles, havia uma praça de alimentação e outros profissionais que forneciam mercadorias, produtos e alimentos com frequência para o shopping. No mesmo local, alguns empreendimentos também qualificava novos profissionais, como os que atuavam com tendências de tecnologia ou de procedimentos de beleza.

Enquanto não há outra estrutura para que as lojas atendam seus clientes, há uma proposta apresentada pela Associação Dos Camelos Do Shopping Popular, representada pelo presidente Misael Galvão, durante a reunião com o governo do Estado e deputados estaduais e federais, que os empreendimentos do Shopping Popular atendam no Ginásio do Dom Aquino. Durante esta semana, algumas páginas nas redes sociais fizeram publicações solidárias para engajar a rede social de empreendedores que perderam tudo no incêndio, entre elas, a Perrengue Mato Grosso que abriu uma vakinha virtual em prol dos trabalhadores. A 56ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), também ofertou parte da arrecadação de alimentos para os comerciantes do Shopping afetado pelo fogo. Além destas iniciativas, outros produtores estão divulgando eventos beneficentes para crescer a arrecadação de mantimentos para as famílias que estão desamparadas.