Fotografia em Cuiabá: 10 profissionais que fazem a diferença
Cuiabá é repleta de artistas fotográficos, cada um ao seu estilo, alguns mais coloridos, outros preferem explorar o universo preto e branco. Há quem goste de coberturas de eventos, além dos que se arriscam nas aventuras dos biomas em Mato Grosso. Os esportivos também são destaque, sem deixar de mencionar os que atuam na área publicitária ou do fotojornalismo. São muitos nomes que merecem destaque, muitos os trabalhos de relevância e com diferentes propósitos.
Elencamos 10 dos melhores fotógrafos da região que merecem prestígio pelo trabalho que realizam ao eternizar o cotidiano da cidade (Parte 01). Confira a lista!
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane é uma jovem fotojornalista, mas que já deixa sua marca com capturas urbanas cheias de identidade e expressão. Sem dúvida é aquela profissional que os registros virarão documentação histórica, pois dá luz até o que acaba sendo “invisível” maior parte do tempo, como aqueles momentos de fé na procissão, crianças correndo na rua e outros ares poéticos que atravessam Cuiabá. Vida longa ao trabalho de Emanoele, uma das profissionais mais atentas e sensíveis da cidade!
Maria Reis
Falar dos trabalhos de Maria Reis é falar de criatividade e conceitos bem elaborados, tanto em seus ensaios fotográficos, como nas coberturas, as fotos transpiram sentimentalidades. Maria trabalha com paletas de cores que mais parece que as fotos saíram também de uma obra de arte renascentista ou barroca, tem um tratamento de imagem sensível e revela sofisticação nos detalhes que compõe. É uma das artistas da fotografia mais promissoras da atualidade!
Diego Almeida
Diego já atuou em coberturas de shows e também de esportes como o skate. Por isso, ganhou também merecido reconhecimento nas cenas que conseguiu eternizar, como quando teve suas fotos publicadas em grandes revistas nacionais do meio como Tribo Skate, 100% Skate e Central Skate. Enquanto fotógrafo publicitário, também é um talento a parte, com exímia precisão na essência do momento, revelando ainda mais desejo direcionado aos produtos que fotografa. É um profissional completo e com extrema sagacidade no que faz!
Rogério Fiorentino
Rogério demonstra atenção e muita rapidez, quando consegue cliques inesperados, como quando faz capturas com múltiplos sentidos, habilidade de um bom fotojornalista. O diálogo entre as narrativas e fotografias, para esse tipo de profissional, precisam ser estreitas e, sem dúvida, ele faz isso muito bem. Em eventos catastróficos, como as maiores queimadas que ocorreram no Pantanal nos últimos anos, além de outros eventos que registrou e ganharam repercussão global, como, por exemplo, no Jornal New York Times. É um profissional ousado e necessário!
Dizão Foto
Dizão é um fotógrafo moderno e antenado, bebe de influências da gringa e sempre adapta seu trabalho com um pouco da identidade local. O carisma desse profissional é um diferencial a parte e, desde coberturas a ensaios para campanhas, ele sabe extrair o melhor das pessoas que posam para suas lentes. Se seu intuito parece ser transmitir ousadia e inovação. Que Dizão inspire ainda mais pessoas para romper fronteiras e reinventar sempre que necessário!
José Medeiros
Além de ter uma percepção afiada das vivências urbanas, seu destaque é também quando retrata a natureza bruta, além de diferentes tipos de manifestações culturais e históricas que já atravessou o Estado fazendo, como quando fotografou ao longo da vida o Pantanal e, posteriormente, publicou o livro “O Pantanal de José Medeiros”. Com certeza, é quem também deixa um legado de boas capturas para defendermos e divulgarmos ainda mais nossas origens.
Jhenifer Catherine
É uma artista do multiverso das cores. Consegue, através da sua delicadeza do olhar, transmitir as emoções com contrastes bem construídos e, boa parte do tempo, usar a luz em completo favor das suas imagens seja em fotos pessoais, profissionais, casamento ou na cobertura de eventos. Inclusive, fotos que exigem a captura de movimentos, como os de dança, sua agilidade surpreende e entrega com excelência a atmosfera do show. Vale a pena apostar nesse talento quando o intuito é explorar o potencial das performances!
Wes Matos
Wes Matos tem se destacado pela longa experiencia com ensaios de gestantes e infantis em Mato Grosso, além de estúdio, ela revela habilidade quando o assunto é fotografar crianças e pais que aguardam ansiosamente pela chegada de um novo integrante da família. Para quem tem filhos ou convive com crianças e bebês, sabe que quem fotografava precisa de paciência e boas técnicas para ter um resultado interessante. Wes tira de letra e vai entregar ótimas memórias para toda a família!
Jú Queiroz
Jú Queiroz trabalha com paletas de cores pertencentes ao cerrado, tons terrosos, céu e cachoeiras fazem parte das capturas dessa artista das lentes. Ensaios fotográficos de pessoas que queiram fazer fotos que evidenciam a essência íntima do ser ou, ainda, artistas com forte conexão com a terra e ancestralidade, podem contar com o talento dessa profissional, que ela vai entregar excelentes resultados.
Rai Reis
Rai Reis consegue acrescentar muito do seu olhar enquanto conta histórias por fotografia. Não é previsível e investe em camadas diversas, dando ênfase em expressões distintas, como quando capta sorrisos eufóricos com performances de dança, olhares pensativos, sem deixar de falar nas matas que fotografa com a vida selvagem em Mato Grosso. Este ano ele lançou o livro “Mato Grosso”, que retrata as ricas manifestações culturais do Estado. É um dos profissionais que deixa sua marca com muita identidade e paixão pelo que faz.