Panorama de Artes da Cena 2 com clássico infantil, teatro-festa, circo, cortejo cênico e mais
O Panorama de Artes da Cena 2 chegou à quinta e última semana e vai mesclar espetáculo infantil de bonecos, peça festiva para adultos e um cortejo cênico com circo, dança, música, performance e show teatral, para coroar as cinco artes cênicas contempladas no evento. Os ingressos são sempre gratuitos e estão disponíveis no linktree do perfil @panorama_deartesdacena no Instagram.
A primeira atração da semana já é nesta quarta-feira (25), com três sessões de O Pequeno Príncipe, releitura em teatro de bonecos da Cia Teatro Mosaico, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, ao lado da Assembleia Legislativa, com classificação livre.
As duas primeiras sessões, às 9h30 e às 15h, foram pensadas para atender agendamento escolar e, por isso, não há retirada antecipada de ingressos. Mesmo assim, é possível assistir, chegando direto no local do espetáculo. A sessão noturna contempla o público geral, terá intérprete de Libras tem ingressos disponíveis para retirada no linktree do perfil do Panorama no Instagram.
Na sexta-feira (27), às 20h, será a “pesta” Exóticus, neologismo criado pelo grupo anfitrião Theatro Fúria, que se refere a uma peça teatral misturada com festa. O evento, que será realizado em A Casa do Centro, espaço cultural localizado na Praça da Mandioca, é para um público reduzido e já está com ingressos esgotados. A classificação é 18 anos.
Para o último dia do Panorama de Artes da Cena 2, sábado (28), um ‘gran finale’: a ocupação do Centro Histórico de Cuiabá, com participação aberta para todas as idades. A programação começa às 16h, na Praça Santos Dumont, com o espetáculo Histórias de Jardim, com o Circo Leite de Pedras.
Às 17h30, artistas e público descem em cortejo pela Rua Cândido Mariano, rumo à Praça da Mandioca. Haverá performances de perna de pau com as Seriemas, performance teatral com o Cena Livre de Teatro e com o Circo Leite de Pedras, pirofagia com Fire Soul e batuque com o Buriti Nagô – Maracatu de Baque Virado.
A chegada do cortejo será no espaço cultural A Casa do Centro, na região da Praça da Mandioca, quando os brincantes assistirão o bom humor da empoderada “Penélope em: Perfeita Demais Pra Você”, show de Eduardo Butakka, às 19h30, para encerrar o festival de artes cênicas em clima de festa.
Sobre o Panorama de Artes da Cena
A proposta do Panorama de Artes da Cena é valorizar a diversidade cultural cuiabana das artes cênicas e promover a troca entre artistas e espectadores. Helo Godoy, uma das organizadoras do festival, ao lado de Sandro Lucose e Priscila Mendes, se diz ansiosa para a última semana. “Além do frio na barriga em apresentar nosso espetáculo [O Pequeno Príncipe], todos estamos muito alegres porque escolhemos fechar com chave de ouro, com muita festa e celebração da arte. Está imperdível”, garante.
O Panorama de Artes da Cena 2 é uma realização da Cia. Teatro Mosaico e foi contemplado pelo edital Múltiplas Linguagens Gambira Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Cuiabá, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.
A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Cultura (Secel/MT), Cine Teatro Cuiabá, Cena Onze, Casa Cuiabana, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), Assembleia Social, Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, A Casa do Centro, o fotógrafo Fred Gustavos, Espaço Roda, Casarão das Artes, Centro de Cultura Popular Povo Unido é Povo Forte, Passaredo Teatro, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, TV Centro América e Comitê de Cultura de Mato Grosso.
Programação da semana:
25 de setembro: às 9h30, às 15h e às 19h30
O Pequeno Príncipe, com a Cia Teatro Mosaico
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Classificação: Livre
Acessibilidade: a sessão de 19h30 terá intérprete de Libras
Agendamento escolar: (65) 98143-6305 (Sandro Lucose)
Sinopse: Uma encantadora adaptação da clássica obra de Antoine de Saint-Exupéry, em um espetáculo de bonecos que leva o público a uma viagem poética pelo universo do afeto, da amizade e do autoconhecimento. Por meio de teatro de bonecos manipulados por Carlão dos Bonecos, Helô Godoy e Sandro Lucose, o espetáculo leva o público a viajar em meio as aventuras do Pequeno Príncipe, que explora vários planetas e encontra personagens marcantes, como a Rosa, a Raposa entre outros, que faz refletir sobre a importância de enxergar com o coração.
27 de setembro, às 20h
Exóticus, com Theatro Fúria
Local: A Casa do Centro
Classificação: 18 anos
Sinopse: Exóticus é uma “Pesta Teatral” e promete uma experiência imersiva e transgressora, mesclando teatro e festa em um cabaré interativo onde o público se depara com o “estranho” e o “excêntrico”. A obra, descrita como “Exopatrágica”, é voltada para um público adulto que aprecia nuances entre o patético e o trágico, oferecendo uma noite provocativa de interação artística.
28 de setembro, às 16h
Histórias de Jardim, com Circo Leite de Pedras
Local: Praça Santos Dumont
Classificação: Livre
Sinopse: A apresentação circense se inspira na montagem “Histórias que o Eco Canta”, de Ilo Krugli, a partir de três contos do escritor irlandês Oscar Wilde.
28 de setembro, às 17h30
Cortejo cênico
Trajeto: Praça Santos Dumont, rumo à Praça da Mandioca, via Rua Cândido Mariano
Classificação livre
Sinopse: Cortejo com artistas e público. Haverá performances de perna de pau com as Seriemas, performance teatral com o Cena Livre de Teatro e com o Circo Leite de Pedras, pirofagia com Fire Soul e batuque com o Buriti Nagô – Maracatu de Baque Virado.
28 de setembro, às 19h30
“Penélope em: Perfeita Demais Pra Você”, com Eduardo Butakka
Local: A Casa do Centro (Praça da Mandioca)
Classificação: Livre
Sinopse: A diva Penélope traz sua acidez e extravagância para o Panorama de Artes da Cena, com seu pocket show “Perfeita demais pra você”. Uma mistura de show de humor e números musicais, a personagem icônica, interpretada pelo ator Eduardo Butakka, traz questões sobre relacionamento, autoestima e questões sociais.