Brindando à excelência: Cuiabá é potência de cervejas premiadas

 Brindando à excelência: Cuiabá é potência de cervejas premiadas

Crédito: Reprodução

Com o calor escaldante de “cuiabrasa”, as bebidas geladas são sucesso. Além disso, Cuiabá é uma das cidades mais boêmias do Brasil e o consumo tem crescido de forma considerável nos últimos anos, em especial, o da cerveja artesanal. Com a expansão do mercado na capital, já é possível ver diversas cervejarias espalhadas pelos quatro cantos da cidade.

Na maior parte dessas cervejarias, com música ao vivo, entre estilos que variam do samba, sertanejo e o rock and roll. Isso, sem deixar de mencionar os petiscos de boteco, assados e feijoadas, que vai muuuito bem com a gelada. Maior parte destes espaços conta com um moderno sistema de autoatendimento. O Cuiabá Tem separou algumas das principais opções de cervejarias. Confira a lista com 8 opções incríveis para se divertir!

Louvada

Cervejaria Louvada
Crédito: Reprodução

Inaugurada em 2015, a Louvada é a primeira cervejaria artesanal de Cuiabá e, atualmente, possui fábricas em três estados, com uma produção de 400 mil litros de cerveja por mês. A fábrica promove diversos eventos durante o ano, com destaque para o Octuber Louvada, o St. Patricks e o Happy Louvada, este último realizado uma vez por mês, todos os meses. No portfólio, são mais de 20 estilos de cervejas. Entre elas, a “Hop Lager”, eleita melhor cerveja hop lager do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2023, e a “Low”, uma cerveja com 3,7% de teor alcoólico, criada para atender ao paladar dos consumidores que buscam cervejas mais leves e de baixa caloria.

Endereço: A fábrica está localizada na Avenida das Torres, nº 4511, Jardim Imperial e funciona de segunda à sábado, das 9h às 19h. Além disso, a Louvada tem quiosques nos shoppings Pantanal e Estação.

Xaraés

Cervejaria Xaraés
Crédito: Reprodução

A cervejaria Xaraés nasceu em Chapada dos Guimarães em 2019 e conquistou a medalha de ouro com sua American Lager (Pilsen) na 12ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), realizado em Blumenau (SC) no início deste mês e se tornou bicampeã, já que também recebeu destaque no mesmo concurso em 2022.

Apesar da fábrica ainda estar localizada em Chapada, onde também é possível apreciar as bebidas e um bistrô anexado à fábrica, a Xaraés também tem lojas em Cuiabá e Campo Verde. Além da produção de cervejas, a empresa lançou recentemente a trilogia XGin, cujos nomes e identidade visual foram inspirados no cerrado, com os rótulos Nascentes, Paredões e Trilhas, cenários característicos da região que abriga o município natal da Cervejaria Xaraés.

Endereço: R. Santiago, 32 – Jardim das Américas. O local atende de domingo a sexta, das 17h às 23h e aos sábados das 11h às 23h.

Heresia

Cervejaria Heresia
Crédito: Reprodução

A terceira cervejaria artesanal com fabrica própria instalada em Cuiabá. A Cervejaria inaugurou em março de 2019 e fica a poucos metros da arena Pantanal e já se tornou ponto de encontro de torcedores. Atualmente a fábrica trabalha na produção de 5 tipos de cerveja: Ipa, sipa, pilsen, sour, gose.
A Heresia ganhou medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2024 com a cerveja Pilsen na categoria American-Style Light Lager.

Endereço: Rua Francisco Muniz, 27, no bairro Cidade Alta e funciona na sexta-feira das 17h às 23h e no sábado e domingo das 14h às 22h.

Meridia

Também atende na própria fábrica e possui no cardápio, além das 10 torneiras de chopp, um Milk Shake de cerveja, o “vaca bêbada”, feito com cerveja American Brown Ale cerveja maltado doce e aromas de malte tostado chocolate, caramelo, nozes. A cervejaria já se consagrou com uma das melhores da Capital e está sempre presente nos festivais de cerveja artesanal.

Endereço: Cervejaria Meridia fica na Avenida Ipiranga, 913, bairro Goiabeiras. Mais informações, pelo telefone (65) 9 9257-5656.

Cuiaverá

Nasceu com conceito de valorizar a cultura cuiabana. Por isso, além do nome, a cervejaria, que também é a fábrica, promove parcerias com músicos da região. No local também funciona a fábrica e conta com 8 bicas de extração de chopp, música ao vivo e petiscos. A cervejaria Cuiaverá inaugurou a pouco menos de um ano, em maio de 2023, mas sua trajetória já é antiga. Ela nasceu com o nome de Cuyabana e já era comercializada desde 2017 no bar e restaurante Essência Cuiabana.

Endereço: A cervejaria está instalada na Av. das Torres, 14 – Santa Cruz, e funciona de quarta-feira à domingo, das 18h às 22h, com exceção de sexta e sábado que o atendimento vai até a meia noite.

La Cerva 

Música ao vivo e mais de dez estilos de cervejas artesanais são a marca da Cervejaria La Cerva, que também é fábrica e cervejaria bar. O autoatendimento disponibiliza torneiras com cervejas de aromas e sabores diversos, com ambiente aberto e interno, com climatização. Bandas covers e autorais se apresentam todos os finais de semana na casa, e o ambiente é ideal para quem gosta de reunir os amigos ou sair para aquele date especial. Vale a pena provar também os petiscos da casa, que são de carne, batata e as vezes servem também caldos e feijoada.

Endereço: Avenida das Torres nr 775 – Santa Cruz II.

Vandogh Brewpub

A mais jovem cervejaria artesanal em Cuiabá, mas que também tem espaços para vender a marca em outros estados do país. Essa cervejaria além de um ótimo ambiente com cervejas de diversos estilos, serve petiscos, e também conta com área aberta e fechada. Vale a pena uma visita para apreciação. Para quem prefere beber em casa, eles também disponibilizam growler para encher e levar pra casa.

Endereço: Av. Miguel Sutil, 6802.

Hookerz American Bar

O Hookerz já é famoso por grande parte da galera que ama um rolê, bons drinks e cerveja. Apesar de vender vários estilos de cerveja artesanal, lá também vende marcas famosas e engarradas. Como um dos primeiros lugares a fazer essa aposta antes mesmo de virar uma “tendência”, com música ao vivo, decoração criativa e muita gente jovem e bonita, o local também oferece um cardápio com drinks, burguer e petiscos maravilhosos que valem a pena provar!

Endereço: Av. Sen. Filinto Müller, 1398 – Quilombo, Cuiabá.