Dias 17 e 18 de agosto DE 2024
Às 19 horas
Sala Agostinho Bizinoto – Centro Cultural Casa Cuiabana
R$ 30 inteiro | R$ 15 solidário (mais 1 litro de leite)
O ator Eduardo Butakka e o músico João Reis apresentam a leitura poética “Eu nunca lhe apareci de branco”, onde apresentam obras da enigmática poetisa Emily Dickinson.
Emily Dickinson (1830-1886) ficou conhecida como a poetisa da privacidade, da solidão, como sua própria poesia descreveu “A Alma seleciona sua própria Sociedade. E depois fecha a porta…”. Tendo ela própria ficada reclusa em sua casa por mais de 15 anos, evitando o contato com o mundo exterior. Apesar de a maioria de seus poemas só terem sido encontrados após sua morte, trancafiados em baús em seu quarto, Dickinson inaugurou um novo estilo poético, aberto a muitas possibilidades de interpretação.
Para a leitura, os artistas separaram em meio à vasta obra de Emily Dickinson alguns poemas e cartas. As cartas trocadas por ela com outras pessoas servirão de esteio cronológico e biográfico, na tentativa de tecer uma narrativa epistolar acerca da vida e da obra da poetisa. Já os poemas, são alguns entre os mais de 1700 encontrados por sua irmã, após sua morte. “Existe muito mistério em torno da figura de Emily Dickinson, mas o que queremos mesmo é chamar a atenção para sua obra, que é riquíssima”. Comenta Butakka, que tem pesquisado a poetisa já há alguns anos.