Cuiabá das Antigas gera conscientização histórica e engajamento popular

 Cuiabá das Antigas gera conscientização histórica e engajamento popular

Arquivo pessoal

Entre as principais emoções que Marcy Monteiro recebe entre as publicações da sua página histórica no Instagram, a Cuiabá das Antigas, são a de curiosidade de como era Cuiabá nas décadas passadas e, também, a de nostalgia para quem viveu em outros tempos e celebra os marcos da cuiabania. Até o momento, são mais 30 mil seguidores e ultrapassa mil publicações.

Marcy é jornalista e sempre amou história, como avido pesquisador e ao reunir diversos retratos, além de documentos, livros, entre outros tipos de pesquisa, percebeu que quem sabe pudesse ser interessante compartilhar com outras pessoas alguns destes registros inusitados que encontrava. A idéia deu certo e, com o decorrer dos anos, o público se mantém fiel aos posts. Junto as fotos, normalmente, observações criteriosas sobre o registro, o que agrega muito para quem acompanha o conteúdo. “Quando faço a publicação, sempre complementam a informação ou relatam um marco pessoal, do que viveram“, descreve.

Entre publicações que geram maior engajamento estão as de reprodução de fotos antigas, mesma localização de onde foi feito o registro, mas que inevitavelmente mostra as mudanças da cidade ao redor de algum personagem. Há também relatos como o de um padre que foi preso. Além de inúmeros outros achados que prende a atenção dos seguidores. Pela imensa dedicação do jornalista, a página também se torna referência para estudantes e pesquisadores de todos os tipos.


A Cuiabá das Antigas foi criada em 2018, um ano antes da Capital completar 300 anos de fundação. A ideia era homenagear a cidade, mas, desde que começou a proposta, Monteiro nunca mais parou. Enquanto jornalista, ele sabe que muitos dos conteúdos que já produziu, também viraram documentos históricos. Sempre embasado com fontes, além da frequência mantida, a qualidade dos conteúdos é alta.

Além de usar como referência jornais antigos, registros do arquivo público, ele levanta dados até do IBGE, para levar sempre conteúdo diferenciado e rico em informações para quem também se interessa por história. “Já encontrei muita coisa sobre Cuiabá que eu nem imaginava, então comecei a tornar público. Pensei que além de mim, outras pessoas gostariam de saber”, explica.

Apesar de não ser cuiabano de nascença, Marcy chegou na cidade aos dois anos de idade e sua família tem um empreendimento de guaraná ralado em bastão. “Toda história é sempre interessante e me fascinou“, finaliza.

As postagens servem, além da nostalgia, como uma maneira de conscientização do público das mudanças da cidade, tanto em construções, como arborização. Para o criador de conteúdo, a ideia é que as pessoas percebam que não podem ficar apenas no Instagram, mas que sejam agentes de melhorias contínuas na cidade – aprendendo com o passado.