Em Santo Antônio: Spectrolab apresenta Espetáculo Jantar e oficina de máscaras

 Em Santo Antônio: Spectrolab apresenta Espetáculo Jantar e oficina de máscaras

Foto: Juliana Queiroz

O Coletivo Spectrolab de Investigação Cênica apresenta de forma gratuita, em Santo Antônio do Leverger, o espetáculo ‘Jantar’. A apresentação será nesta sexta-feira e sábado (26 e 27), às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. Basta retirar os ingressos 1 hora antes da peça teatral, diretamente no local.

O espetáculo se inspira na lenda brasileira do “capelobo”, criatura meio humana, meio tamanduá-bandeira, e, a partir da linguagem do teatro de formas animadas (objetos, bonecos, marionetes) e em clima de tensão, explora os impactos ambientais da mineração nas florestas do Brasil, a partir de uma releitura acerca de resíduos eletrônicos.

Também no sábado (27), às 14h, na Secretaria de Assistência Social de Santo Antônio de Leverger, será ministrada a oficina “Vivência com máscaras”, voltada para interessados com 16 anos ou mais. As inscrições estão abertas, com limite de 20 vagas. O formulário está disponível no site www.spectrolab.art.br ou diretamente pelo formulário https://forms.gle/xfjo3gbNbnYUtmh78.

O coletivo Spectrolab leva para o palco mais de sete anos de história, com destaque ao programa Cruzamentos, uma parceria entre a Aliança Francesa Brasil e a Funarte, com trabalhos desenvolvidos entre junho e novembro de 2023, nas cidades de Cuiabá, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Grenoble (França).

Esta temporada de Jantar compõe projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), Funarte, Aliança Francesa, Maison de La Culture de Grenoble (MC2: Grenoble).

Sobre o espetáculo

Jantar nasceu a partir da coleta de materiais residuais, especialmente lixo eletrônico. Com esses materiais, os protagonistas Douglas Peron, Millena Machado produziu bonecos e máscaras, explorando cenas que simbolizam aspectos culturais e ambientais da Amazônia Brasileira.

O espetáculo é dirigido por Rakoo de Andrade, com dramaturgia de Caio Ribeiro. Na história, uma família vive e trabalha sob a influência de uma fábrica instalada no interior do Brasil. Seus integrantes possuem cabeças de tamanduá-bandeira e sentem os mistérios de uma vila assombrada por momentos de terror.

Trabalhar com estas cosmologias folclóricas é uma maneira de continuar construindo nosso imaginário social mato-grossense, um Estado cheio de riquezas e contradições”, comenta o dramaturgo Caio Ribeiro.

Este evento recebe o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), Funarte, Aliança Francesa, Maison de La Culture de Grenoble (MC2: Grenoble), além do apoio da Pigmalião Escultura que Mexe, In-próprio Coletivo, Cine Teatro Cuiabá, Cena Onze, Ecodescarte.

Sinopse

Foto: Juliana Queiroz

Em um cenário de floresta, a disputa pelo ouro desencadeia uma metamorfose. O inesperado encontro revela a inquietação do novo, que se repete até se acalmar quando a mesa é posta. O futuro e o passado confrontam-se em palco: as novas tecnologias, aliadas a um contexto de consumo excessivo e de danos ambientais, ressoam no quotidiano de uma família não convencional. Inspirado no folclore amazônico do Capelobo, ‘Jantar’ é um espetáculo que busca proporcionar uma experiência sensitiva para aqueles que têm um estômago forte. (Com assessoria).

 

Ficha técnica
Proposta: Douglas Peron e Millena Machado
Concepção: Caio Ribeiro, Douglas Peron e Millena Machado
Direção: Rakoo de Andrade
Elenco: Douglas Peron e Millena Machado

Cena
Pesquisa: Caio Ribeiro
Dramaturgia: Caio Ribeiro, Douglas Peron, Millena Machado e Rakoo de Andrade.
Preparação corporal: Elka Victorino
Assistência de direção: Morgane Aimerie Robin e Cassiel Bruder.

Cenografia
Pesquisa: Douglas Peron, Karina Figueredo, Laurine Chalon, Bruno Custódio e Rakoo de Andrade.
Máscaras e elementos de cena: Douglas Peron, Millena Machado, Rakoo de Andrade.

Montagem: Douglas Peron, Laurine Chalon, Renato Peron e Bruno Custódio.
Criação de Iluminação: Laurine Chalon.
Adaptação de luz e operação: Priscila Freitas.
Criação sonora: Lucas Oliveira e Lucile Gallard.
Voz: Luiz Marchetti e Manihã Rikbaktsá

Projeção mapeada:
Vídeos em cena: Henrique Santian, Marcelo Sant´anna, Millena Machado e Douglas Peron.
Manipulação: Marcelo Sant´anna, Douglas Peron e Bruno Custódio

Comunicação
Projeto gráfico: Renato Medeiros
Assessoria de comunicação: Renato Medeiros e Priscila Mendes
Mídias digitais: Renato Medeiros
Registro fotográfico: Juliana Queiroz, Marcelo Sant´anna, Millena Machado, Henrique Santian, Rakoo de Andrade.

Produção

Geral: Coletivo Spectrolab, Collectif Spectrolab e Labirinto Espaço Criativo.
Local: Carolina Argenta e Kamy Amorim

Agradecimentos: Roseni Peron, Carla Albany, Quentin Richards, Juliana Santos, Marcella Gaioto, Luciene Carvalho, Luiz Marchetti, Davi Perez, Eddley Pessoa, Natália Valentini, Tainã de Campos, Lucia Palma, Manoela Fonseca, Karim Youkana.

Serviço

Espetáculo “Jantar”
Data: Sexta-feira (26) e sábado (27), às 19h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social
Entrada: gratuita
Mais informações: AQUI ou @spectrolabcena no Instagram.

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.