Paisagens Ásperas: Exposição de Renato Medeiros no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT
Em um evento que marca a primeira exposição individual do artista Renato Medeiros, o Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP-UFMT), em parceria com o Labirinto Espaço Criativo, apresentam Paisagens Ásperas. A exposição, sob a curadoria de Jeff Keese, reúne cerca de 50 obras em técnicas mistas, que incluem desenho, pintura, fotografia e processos digitais.
“As obras operam na trincheira entre o cenário de guerra e a paisagem paradisíaca, estabelecendo zonas de tensão e contraste. Paisagem é percepção. Fruto de um ponto de vista, de enquadramentos abstratos no contínuo processo de atribuição de sentido ao mundo. É o olhar humano que apreende visualmente uma porção do espaço e a emoldura como paisagem. No momento, os cenários ao redor são extremos, áridos, hostis; seja no âmbito climático, na esfera política ou nas práticas sociais. É cada vez mais difícil não enxergar paisagens ásperas, delimitadas por linhas imaginárias que parecem inacessíveis. Assim como fronteiras que amuralham o espaço.”
O MACP convida a comunidade a mergulhar nos horizontes conceituais de Medeiros, oferecendo uma oportunidade única de vislumbrar e reimaginar as paisagens que compõem nosso mundo. Esta iniciativa é parte do projeto Maratona MACP, celebrando os 50 anos do museu em colaboração com a PROCEV (Programa de Cultura, Educação e Voluntariado da UFMT).
A abertura da exposição acontece até o dia 25 de abril no MACP-UFMT. A entrada é franca, e todos estão convidados a participar desta celebração artística e cultural.
Serviço:
Paisagens Ásperas: Exposição de Renato Medeiros
Data: até 25 de abril de 2024
Horário: De seg a sex, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Endereço: Av. Edgar Vieira, s/n, Boa Esperança, Cuiabá-MT