Panorama de Artes da Cena 2 com clássico infantil, teatro-festa, circo, cortejo cênico e mais

 Panorama de Artes da Cena 2 com clássico infantil, teatro-festa, circo, cortejo cênico e mais

Divulgação

O Panorama de Artes da Cena 2 chegou à quinta e última semana e vai mesclar espetáculo infantil de bonecos, peça festiva para adultos e um cortejo cênico com circo, dança, música, performance e show teatral, para coroar as cinco artes cênicas contempladas no evento. Os ingressos são sempre gratuitos e estão disponíveis no linktree do perfil @panorama_deartesdacena no Instagram.

A primeira atração da semana já é nesta quarta-feira (25), com três sessões de O Pequeno Príncipe, releitura em teatro de bonecos da Cia Teatro Mosaico, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, ao lado da Assembleia Legislativa, com classificação livre.

Crédito: Cami Barros

As duas primeiras sessões, às 9h30 e às 15h, foram pensadas para atender agendamento escolar e, por isso, não há retirada antecipada de ingressos. Mesmo assim, é possível assistir, chegando direto no local do espetáculo. A sessão noturna contempla o público geral, terá intérprete de Libras tem ingressos disponíveis para retirada no linktree do perfil do Panorama no Instagram.

Na sexta-feira (27), às 20h, será a “pesta” Exóticus, neologismo criado pelo grupo anfitrião Theatro Fúria, que se refere a uma peça teatral misturada com festa. O evento, que será realizado em A Casa do Centro, espaço cultural localizado na Praça da Mandioca, é para um público reduzido e já está com ingressos esgotados. A classificação é 18 anos.

Para o último dia do Panorama de Artes da Cena 2, sábado (28), um ‘gran finale’: a ocupação do Centro Histórico de Cuiabá, com participação aberta para todas as idades. A programação começa às 16h, na Praça Santos Dumont, com o espetáculo Histórias de Jardim, com o Circo Leite de Pedras.

Às 17h30, artistas e público descem em cortejo pela Rua Cândido Mariano, rumo à Praça da Mandioca. Haverá performances de perna de pau com as Seriemas, performance teatral com o Cena Livre de Teatro e com o Circo Leite de Pedras, pirofagia com Fire Soul e batuque com o Buriti Nagô – Maracatu de Baque Virado.

A chegada do cortejo será no espaço cultural A Casa do Centro, na região da Praça da Mandioca, quando os brincantes assistirão o bom humor da empoderada “Penélope em: Perfeita Demais Pra Você”, show de Eduardo Butakka, às 19h30, para encerrar o festival de artes cênicas em clima de festa.

Sobre o Panorama de Artes da Cena

A proposta do Panorama de Artes da Cena é valorizar a diversidade cultural cuiabana das artes cênicas e promover a troca entre artistas e espectadores. Helo Godoy, uma das organizadoras do festival, ao lado de Sandro Lucose e Priscila Mendes, se diz ansiosa para a última semana. “Além do frio na barriga em apresentar nosso espetáculo [O Pequeno Príncipe], todos estamos muito alegres porque escolhemos fechar com chave de ouro, com muita festa e celebração da arte. Está imperdível”, garante.

O Panorama de Artes da Cena 2 é uma realização da Cia. Teatro Mosaico e foi contemplado pelo edital Múltiplas Linguagens Gambira Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Cuiabá, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.

A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Cultura (Secel/MT), Cine Teatro Cuiabá, Cena Onze, Casa Cuiabana, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), Assembleia Social, Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, A Casa do Centro, o fotógrafo Fred Gustavos, Espaço Roda, Casarão das Artes, Centro de Cultura Popular Povo Unido é Povo Forte, Passaredo Teatro, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, TV Centro América e Comitê de Cultura de Mato Grosso.

Programação da semana:

25 de setembro: às 9h30, às 15h e às 19h30
O Pequeno Príncipe, com a Cia Teatro Mosaico
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Classificação: Livre
Acessibilidade: a sessão de 19h30 terá intérprete de Libras
Agendamento escolar: (65) 98143-6305 (Sandro Lucose)

Sinopse: Uma encantadora adaptação da clássica obra de Antoine de Saint-Exupéry, em um espetáculo de bonecos que leva o público a uma viagem poética pelo universo do afeto, da amizade e do autoconhecimento. Por meio de teatro de bonecos manipulados por Carlão dos Bonecos, Helô Godoy e Sandro Lucose, o espetáculo leva o público a viajar em meio as aventuras do Pequeno Príncipe, que explora vários planetas e encontra personagens marcantes, como a Rosa, a Raposa entre outros, que faz refletir sobre a importância de enxergar com o coração.

27 de setembro, às 20h
Exóticus, com Theatro Fúria
Local: A Casa do Centro
Classificação: 18 anos

Sinopse: Exóticus é uma “Pesta Teatral” e promete uma experiência imersiva e transgressora, mesclando teatro e festa em um cabaré interativo onde o público se depara com o “estranho” e o “excêntrico”. A obra, descrita como “Exopatrágica”, é voltada para um público adulto que aprecia nuances entre o patético e o trágico, oferecendo uma noite provocativa de interação artística.

28 de setembro, às 16h
Histórias de Jardim, com Circo Leite de Pedras
Local: Praça Santos Dumont
Classificação: Livre

Sinopse: A apresentação circense se inspira na montagem “Histórias que o Eco Canta”, de Ilo Krugli, a partir de três contos do escritor irlandês Oscar Wilde.

28 de setembro, às 17h30
Cortejo cênico
Trajeto: Praça Santos Dumont, rumo à Praça da Mandioca, via Rua Cândido Mariano
Classificação livre
Sinopse: Cortejo com artistas e público. Haverá performances de perna de pau com as Seriemas, performance teatral com o Cena Livre de Teatro e com o Circo Leite de Pedras, pirofagia com Fire Soul e batuque com o Buriti Nagô – Maracatu de Baque Virado.

28 de setembro, às 19h30
“Penélope em: Perfeita Demais Pra Você”, com Eduardo Butakka
Local: A Casa do Centro (Praça da Mandioca)
Classificação: Livre
Sinopse: A diva Penélope traz sua acidez e extravagância para o Panorama de Artes da Cena, com seu pocket show “Perfeita demais pra você”. Uma mistura de show de humor e números musicais, a personagem icônica, interpretada pelo ator Eduardo Butakka, traz questões sobre relacionamento, autoestima e questões sociais.