Parada do Orgulho LGBTQIAP+ em Cuiabá pede voto consciente

 Parada do Orgulho LGBTQIAP+ em Cuiabá pede voto consciente

Divulgação

Com as eleições municipais se aproximando, a Associação da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Mato Grosso está mobilizando a comunidade para desempenhar um papel ativo na escolha de seus representantes. Este ano, o evento tem como tema ‘Nada Sobre Nós, Sem Nós – Vote com Orgulho’ e espera reunir mais de 20 mil pessoas na capital neste sábado (29)  às 14h na praça Ipiranga, para celebrar a diversidade sexual e de gênero.

“Nós queremos com esse tema dizer para a população, principalmente para a população LGBTQIAP+, que precisamos participar do momento político do país. Nós precisamos nos candidatar, precisamos votar em pessoas LGBTs e pessoas aliadas para que o nosso voto seja um voto com orgulho”, afirmou Clovis Arantes, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ e fundador do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, em entrevista ao PNB Online.

Como explica Arantes, para além da festa, que nesta edição conta com a cantora Lexa como atração nacional, o evento é um uma iniciativa que contribui para a conscientização e educação da sociedade sobre questões LGBTQIA+.

“A parada é o momento em que nós vamos para as ruas exigindo respeito, dizendo que nós existimos, dizendo que nós somos família. O evento faz o contraponto com aquilo que é falado o ano todo contra nós: que nós não somos família, que não devemos ter direitos. Nós vamos para as ruas e dialogamos com a sociedade dizendo que somos cidadãos como quaisquer outros”

A Parada do Orgulho, agora em sua 21ª edição, é um símbolo de combate à discriminação, violência e opressão vividas por lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, pessoas intersexo, assexuais e outras identidades. Ao longo dos anos, em Mato Grosso, a comunidade tem conseguido avançar na garantia de direitos, apesar de o estado ainda ser conhecido como um dos mais violentos para a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil. Muitas dessas conquistas são fruto da mobilização realizada pelo evento.

“Nós atualmente temos abertura em qualquer secretaria, seja estadual ou municipal. O movimento é reconhecido como um movimento que representa a população LGBTQIAP+ a partir da parada. A parada é referência e a partir dela conseguimos abrir esses canais de diálogo com os equipamentos de Estado que precisam estar abertos para nossa comunidade. Com a parada, por exemplo, conseguimos que fosse criado o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá, que é um grande avanço. Ainda temos muito o que conquistar, mas já conquistamos muito com muita luta”, afirma Clovis.

Programação deste ano na Parada do Orgulho

Além da cantora Lexa, estão programados diversos shows com artistas locais, como as Drags Sarah Mitch, Lorena Kempfer e a recém-eleita Drag da Parada, Kiarah Granada. Haverá ainda shows de Ballroom, Hip Hop e inúmeros outros artistas convidados, que serão recepcionados pela Rainha da Parada, Lucilene Neves, pelo Padrinho Jan Moura e pela madrinha do evento, Profª Rosa Neide. A concentração acontece a partir das 15h, na Praça Ipiranga.

Após a concentração na praça, o público seguirá para a Orla do Porto 2, com a novidade de que o encerramento será na parte esquerda da Orla, revitalizada pela Prefeitura de Cuiabá, que oferece maior conforto e segurança ao público presente. A Prefeitura por meio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, é mais uma vez parceira do evento.