Pardais Coroa Branca: aborda escala 6×1 e revela alta feminina no cinema de MT

 Pardais Coroa Branca: aborda escala 6×1 e revela alta feminina no cinema de MT

“Pardais Coroa Branca”, o longa Mato-grossense que tem chamado a atenção nas redes sociais por ocupar com set de gravação as ruas de Cuiabá, revela personagens emblemáticos que vivem dramas cotidianos e jornadas cansativas de trabalho. Com tema em alta no momento, a escala 6×1 e a saúde mental das pessoas em jogo, entre os protagonistas, Max (Alex Brasil), Mel (Juliana Capilé) e Carol (Millena Machado), formam uma tríade envolvente conduzida por um equipe de renome do cinema local. Outro ponto relevante é que, boa parte da produção é formada por mulheres.

Entre casas, prédios e vida urbana que cerca a trama, é possível perceber tensões criadas no roteiro, como a união de motociclistas, bailes tradicionais, religião, gravidez, corporativismo e um pouco mais. Nos bastidores, o número significativo de mulheres em diferentes frentes de trabalho, também elucida o crescimento de mulheres no audiovisual brasileiro, já que essa ainda não é uma realidade no cinema nacional e mundo.  Não pela falta de boas profissionais, mas pelas chances reduzidas da linha de frente no processo.

A direção do filme é de Ângela Coradini e Felippy Damian, já a produção executiva é de Gisela Luiza Magri, Rafaela Lerer e Duflair Magri Barradas, a direção de fotografia de Duflair Magri Barradas e a direção de arte de Rapahel Henrique. A trilha sonora foi assinada por de Sankirtana Dharma e Vinícius Alves e patrocínio do FSA/BRDE.

Para Millena Machado há um conforto em perceber boa parte das profissionais ao seu redor, durante a produção, também ser feminina. “Como a personagem que interpreto está passando por uma situação bastante delicada de uma gravidez inesperada, ter o feedback e poder ouví-las com certeza me faz entender melhor todo o sentimento pelo qual Caroline passa. E sempre que troco com mulheres, vejo sim que precisamos nos desdobrar mais para atingir uma ascensão, e quando se tem uma criança envolvida essa dificuldade é ainda maior“, descreve a atriz.

O ator carioca Alex Brasil, que interpreta Max, diz que já se sente a vontade com a equipe e que essa oportunidade de voltar a gravar em Mato Grosso, o deixa grato e ainda mais apaixonado pelo cinema. Ele ficou conhecido nacionalmente por interpretar na novela “Além da Ilusão” da Globo, o Doutor Elias, um jovem médico negro entre os anos 30 e 40, o que foi também marcante para sua carreira.”Era, naquele contexto, o primeiro e único personagem negro que aquelas pessoas conheciam. Na TV brasileira isso também é raro, mas muitas coisas estão mudando com o tempo, com o personagem Max, há um compromisso similar, de muito trabalho e um espelho social forte“, descreve.

Ângela Coradini, uma das diretoras do longa, conta que Pardais foi o primeiro projeto que escreveu. “Quando a história foi escrita, nós pensávamos sobre quem são essas mulheres que estão no corre todos os dias. Estão lá lutando por objetivos ao mesmo tempo que exercem o cuidado com entes familiares e com o lar, com a rotina.. Exatamente como é o meu fazer hoje: dirigir um longa, ser mãe e dona da minha casa ao mesmo tempo“, conta a diretora.

Sinopse

Coroa Branca acompanha três personagens, que assim como o Pardal de Coroa-branca, que durante a migração pode voar por até 7 dias e noites sem parar para descansar, estão determinados a fazer o que precisa em busca de sua sobrevivência. Esse propósito os leva ao limite do esforço físico, mental e emocional. Carol deseja alçar voos maiores e se provar digna de ser sócia do escritório que trabalha como advogada. Max se prepara para levantar voô passando no concurso da Polícia Militar que acredita trazer a estabilidade financeira para a família que está formando. E Mel quer migrar e fazer morada próximo ao mar, mas, antes, vai descobrir que andar em bando é o que nos eleva de verdade. A direção é de Ângela Coradini e Felippy Damian e a produção executiva de Gisela Luiza Magri, Rafaela Lerer e Duflair Magri Barradas. (Com informações da assessoria).