Primeira Drag Queen escritora de MT lança livro na Bienal em SP

 Primeira Drag Queen escritora de MT lança livro na Bienal em SP

A primeira Drag Queen escritora de Mato Grosso, Nelly Winter, foi convidada a participar da 27ª edição da Bienal Internacional do Livro, que acontece em São Paulo entre os dias 06 e 15 de setembro. O evento reúne escritores do mundo todo a cada dois anos, com uma feira que vende livros, promove palestras e rodas de conversas de diferentes temas. É o maior evento literário do país.

Nelly vai para lançar a obra “Somos Coloridos – Guia de Letramento LGBTQIAPN+” título lançado pela Umanos Editora, que também se fará presente pela primeira vez na Bienal este ano. O evento promove o maior palco literário da América Latina, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Para a escritora, a finalidade do livro é desmistificar rótulos impingidos à comunidade e mostrar como todas as pessoas são normais, o que buscam é o respeito e a equidade. O leitor vai encontrar nessa obra são respostas para muitas perguntas. “A primeira delas é sobre o que é a sigla LGBTQIAPN+. Além de outras abordagens que permeiam a comunidade como banheiro unissex, linguagem neutra, saúde mental, desafios atuais e persistência da discriminação, além da importância da representatividade nas grandes mídias. E mais, o que há sobre dispositivos legais em favor da comunidade”, descreve.

Em razão de parte dessas temáticas ainda serem pouco discutidas fora da bolha, além da comunidade LGBTQIAPN+ a obra propõe levar essas pautas a outras esferas da sociedade, ligadas à educação, a saúde e a segurança pública, e mostrar o quanto a comunidade precisa de mais atenção, além de ser uma contribuição para um mundo mais tolerante.

Sobre a autora

Nelly Winter iniciou a trajetória artística como Drag Queen em 2001, animando festas. Tornou-se uma militante, palestrante, mestre de cerimônias, podcaster, escritora e poetisa engajada em debater assuntos tabus na sociedade. Em 2006 ganhou o concurso miss Drag Queen. Já foi censurada, mas não desistiu dos objetivos. Em 2022 e 2023 participou das antologias poéticas: “Versa – Bardos Em Linhas” e “Rimas – versas e bardos”, publicou também em Collab com outras 04 drag queens o livro: “Drag Queens – arte, cultura e sociedade”. Em 2024 organizou e publicou poemas na antologia poética: “Menestrel – Bardos, versos e rimas”, todos os títulos pela Umanos Editora.

Divulgação