Risoto do Cerrado Chapadense vence etapa estadual do concurso O Quilo é Nosso
O estreante restaurante Trapiche, de Chapada dos Guimarães, sagrou-se vencedor da etapa estadual do concurso O Quilo é Nosso, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que elege o melhor restaurante a quilo do país, com o prato Risoto do Cerrado Chapadense, durante disputa avaliada por um júri, na última terça-feira (15). O vencedor estadual participa da grande final nacional, que ocorre no dia 21 de novembro, durante o Mesa ao Vivo São Paulo.
Também foram para a final os estabelecimentos Arte da Roça, que preparou o Pirarucu grelhado com farofa de banana; e o Original Restaurante, que serviu Almôndega de filé de pintado ao creme de banana. “Estávamos muito bem representados, com pratos especialmente preparados para essa edição do concurso, que celebra os 40 anos da criação da modalidade por quilo, que só existe no Brasil”, explica a presidente da Abrasel-MT, Lorena Bezerra.
O júri foi composto por Raphael Maimoni, chef de cozinha e proprietário da escola 8 Gastronomia Aplicada, Rita Comini, editora do jornal A Gazeta e Fernando Ferreira, representante do Sicredi Centro Norte. Os três finalistas mato-grossenses ganham diversos prêmios, além das placas de ouro, prata e bronze para serem afixadas nos estabelecimentos.
Com 35 anos de existência, o restaurante Trapiche é especialista em culinária regional afetiva. “Estamos muito animados para representar Mato Grosso na final nacional em São Paulo e levar a nossa culinária regional, com esse prato que conta um pouco da nossa localidade. Até pequi vamos levar”, brinca Leidinha Dolce, proprietária do estabelecimento.
Ela acrescenta que considera sua equipe parte da família. “Ainda não tivemos tempo de comemorar, pois no mesmo dia tínhamos que atender a um grupo de turistas, mas vou celebrar com a minha equipe, pois nada se faz sozinho”, detalha. Leidinha finaliza com um convite a quem quiser conhecer o prato vencedor. “O restaurante está aberto para almoço e jantar, todos os dias da semana e a MT-251 está liberada para passagem“.