Tanji Tattoo: conheça a “gueixa” que faz arte na pele em Cuiabá

 Tanji Tattoo: conheça a “gueixa” que faz arte na pele em Cuiabá

A palavra “gueixa”, segundo o dicionário é  uma “pessoa que vive das artes”. Há alguns séculos, recitavam versos, tocavam instrumentos musicais, contavam histórias, dentre outras formas de expressão. Ainda existem algumas profissionais que atuam nesta atividade, mas são cada dia mais raras.

Já que a tatuagem é considerada a mais nova “arte do momento” (mesmo que também seja milenar, porém, dentro de outro contexto), o Cuiabá Tem apresenta uma das tatuadoras mais visadas da capital – Tahiza Tanji. Além de se vestir como uma de suas conterrâneas, ao demonstrar o grande apreço que tem pela sua cultura de origem, ela pratica desenhos também em telas e murais, além de danças com o fogo.

Tanji começou nessa jornada quando tinha 20 anos e morava no Japão, e considera que sempre teve um lado artístico aflorado. De lá para cá, fazem 18 anos que ela faz tatuagens. “Meu diferencial seria o estilo oriental, por ter bastante precisão nos traços”, comenta.

Para a artista, pessoas quererem se tatuar torna tudo mais propício para a evolução do mercado, isso faz com que, cada vez mais, sejam lançados produtos de qualidade, além do investimento de marcas em tecnologia a assepsia (higiene) na área, cresçam. Quando questionada sobre este universo ainda ter poucas mulheres no ramo, ela responde que, é uma incentivadora – pois, considera maravilhoso que existam cada vez mais mulheres se dedicando a e este ramo e, comenta que, isso faz parte de uma era que assume o poder feminino. “Se arrisquem, não tenham medo”, reforça.

Além de Tanji, há algumas outras mulheres talentosas que fazem parte do universo da tatuagem há algum tempo e tem feito o mercado crescer para todas elas, como, Elis Haddad, Cecília Orro e Rose Tattoo. Elas abrem caminho para uma série de outras jovens mulheres que sonham em se profissionalizar.

Romper essas barreiras e consolidar mais espaço no mercado historicamente dominado por homens é, sem dúvida, um marco das últimas gerações. “As pessoas são nossas telas. É uma arte que vai ser admirada até o fim daquela vida. Eu diria para quem está começando se dedicar muito, cada dia mais, porque é muito frustrante errar uma tatuagem”, conclui.

Tanji, que também realiza a perfuração de piercings, acredita que para quem quer fazer tatuagem, é importante que procure boas referências dos profissionais. Ela atende na Rua Cardeal, número 481, bairro Recanto do Pássaros. O ideal é que os interessados marquem horário antes de uma visita pelo contato (65) 99978-7896.

Nos próximos dias vai rolar um super sorteio de tatuagem dessa artista no nosso instagram. Quer concorrer? Siga @cuiaba.tem e atente-se às postagens.

 

 

 

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.