4 sebos para conhecer e renovar seu estoque literário

 4 sebos para conhecer e renovar seu estoque literário

Os sebos são verdadeiros guardiões da cultura e da história e oferecem uma ampla variedade de livros usados a preços acessíveis. Esses espaços desempenham um papel fundamental na democratização do conhecimento ao permitir que pessoas de todas as classes sociais tenham acesso a obras literárias, acadêmicas e culturais.

Em Cuiabá e cidades próximas, esses tipos de estabelecimento tem crescido, alguns mesclam a ideia com a de museu de antiguidades, outros, com cafés, mais alguns, com cultura alternativa. O importante é que eles existem e resistem. Confira a lista com cinco indicações, que se você ainda não visitou, vale a pena conhecer e recomendar para todos os amigos.

Desta forma, quem sabe, eles jamais fecharão as portas e, com uma pitada de sorte, ganharemos ainda mais espaços dedicados a literatura por aqui.

Raro Ruído

Raro Ruído em Cuiabá
Reprodução/Instagram

Há alguns anos com as portas abertas, essa empresa familiar, que une mentes inquietas e que amam literatura mesclam todos os tipos de livros, o espaço fica ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso e é ideal para um bom garimpo. O atendimento é de excelência e eles deixam os clientes a vontade para ler, garimpar e ficar o tempo que quiserem até fazerem a escolha de livro perfeita. Os proprietários são Edson e Christiane, que sempre revelam boas indicações de livros e sensações pessoais de algumas das obras, o que melhora a experiência da compra (e visita), porque nada melhor em adquirir um (ou vários) livros novos, com quem entende. Além de sebo, eles também vendem quadros, camisetas e outros elementos da cultura pop.

Endereço: Av. Edgar Vieira, 278 – Boa Esperança, Cuiabá – MT,

Rua Antiga

Rua Antiga - Sebo
Reprodução/Instagram

Quem vê um fusca vermelho passando por aí cheio de “bugigangas” no bagageiro, talvez, nem imagine que ali esteja sendo transportadas inúmeras relíquias e tesouros literárias. Antes, este sebo era apenas itinerante, com o tempo, aderiu uma loja em Cuiabá e, um tempo depois, mudou a loja para Chapada dos Guimarães. A curadoria é minuciosa e eles tem a delicadeza de abrir espaço até para autores locais. Além de Thiago e Marília, o casal proprietário da loja, eles ainda tem um super ajudante para indicações de leitura infantil – que é Santiago, o filho deles. Sem dúvida essa família já fez muita gente se apaixonar ainda mais pela leitura e, a dica do Cuiabá Tem é que, se forem visitar nossa cidade vizinha, essa parada é obrigatória (além de muito, muito agradável mesmo).

Endereço: R. Quinco Caldas, 885 – Chapada dos Guimarães.

Bazar do Livro

Bazar do Livro
Reprodução/Instagram

O Bazar do Livro é um dos sebos mais antigos da cidade. Foi fundado em 1998 e, neste lugar, é possível encontrar de tudo um pouco, tanto livro, como revistas e outros tipos de impressos, como zines. Os preços são acessíveis e as promoções de livros são frequentes. Existem obras literárias (brasileiras e estrangeiras), acadêmicas, religiosas e até de autoajuda. Vale muito a visita para um garimpo demorado e cheia de achados!

Endereço: Av. Edgar Vieira, 278 – Boa Esperança, Cuiabá – MT,

Chapeleiro Café e Sebo

Chapeleiro Café e Sebo
Reprodução/Instagram

Este sebo e cafeteria ou cafeteria e sebo, além de livros, reúne em uma “casa cultural”, sala com biblioteca, sala de música (com vinis) e mesas para os visitantes tomarem cafés e lanches feitos no local. O empreendimento é conduzido pelo casal Fábio e Adriana e é o lugar perfeito para garimpar, encontrar amigos, levar um date ou a família. Inaugurado em 2020, teve de fechar na pandemia, mas abriu com um conceito ainda mais bem elaborado e ganha cada dia mais adeptos.

Endereço: R. Gov. Rondon, 53 – Centro Norte, Cuiabá – MT

Conhece mais algum sebo que acha que merece destaque por aqui? Envie sua sugestão!

 

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.