Adriano Figueiredo e mais artistas participam de exposição em Goiás

 Adriano Figueiredo e mais artistas participam de exposição em Goiás

Arquivo pessoal / Adriano Figueiredo

Artistas Mato-grossenses e de todo Brasil marcam presença na abertura da exposição Presente e Futuro, em Goiania, nesta quarta-feira (28). A exposição que deve ficar aberta de 29 de maio até 30 de junho deste ano, conta com a participação de obras de artistas como Adir Sodré, Adriano Figueiredo, Vitória Basaia, Seo Antônio, Humberto Espíndola, Elias de Aquino, Priscilla Pessoa, Evandro Prado e muito mais no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Goiás.

A ocupação entra no último mês de uma programação intensa, que iniciou no mês de março, com o primeiro módulo e a exposição Percursos Plurais – individuais simultâneas e coletiva de gravuras – , na sequência aconteceu a FARGO, com 30 espaços expositivos e agora, pra finalizar, o  segundo módulo, a coletiva Presente e Futuro.Segundo o coordenador de projetos da Arte Plena e curador Sandro Tôrres. “A exposição coletiva foi pensada pelos produtores e curadores a partir de premissas prementes e na perspectiva de construir diálogos entre poéticas, no sentido de instar verossimilhanças de territórios e revelar contextos particulares de produção”, descreve.

Foram convidados/convidadas artistas de toda região Centro-Oeste que estejam produzindo em alta performance, além de alguns nomes incluídos como homenagens póstumas, como o caso da artista carioca, radicada no MT, Vitória Basaia, falecida no dia 15 de maio desse ano.

A curadoria é compartilhada por Aldones Nino, Antonio da Mata, Nei Vargas e Sandro Tôrres, que pontuaram suas escolhas pautados nas questões consonantes ao escopo do projeto. A mostra é composta por 36 artistas de GO, DF, MT e MS, com idades e identidades distintas, revelando a riqueza da diversidade e pluralidade da região. Além dos já mencionados, a lista conta com Camila Soato, Hortência Moreira , Flavia Fabiana, Anahy Jorge, Helena Vasconcelos, Ana Maria Pacheco, Nancy de Melo, Sophia Pinheiro, Fernando Costa Filho, Pitágoras, João Angelini, Francisco Sérgio, Dalton Paula, Leonam Fleury, Paul Setubal, Waldomiro de Deus, Anna Behatriz, Flávia Fabiana, Antonio Obá, Adriano Braga, Luciana Paiva, Sallisa Rosa, Ludmila Lima, Helô Sanvoy, Raísa Curty, Talles Lopes, Nilson Pimenta.

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) e a Arte Plena Produção em Cultura são parceiras neste evento, para beneficiar a arte e seus artistas, que se realiza através de edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, sob gestão da Secretaria de Cultura e Secretaria da Retomada de Goiás, que consiste na ocupação do museu, situado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com uma série de mostras e ações relacionadas.

SERVIÇO

Presente e Futuro – Exposição Coletiva- Módulo II- ARTE PLENA OCUPA MAC

Curadoria: Aldones Nino, Antonio da Mata, Nei Vargas e Sandro Tôrres

Local: MAC GOIÁS – CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER, GO 020, KM 01

Abertura: 28/Maio, 19 h, no MAC

Visitação: 29/Maio a 30/Junho/2024 – das 14 às 20 h 

Contato: 62 98414-9617 – Wanessa Cruz 

Instagram: @casaarteplena

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.