Cuiabá recebe Fórum de Incentivo à Cultura sobre Lei Rouanet
Evento é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Secel/MT, com a presença da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) e da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic)
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), órgão colegiado que subsidia o Ministério da Cultura (MinC) nas decisões sobre projetos da Lei Rouanet, estará em Cuiabá, entre esta quarta-feira (5) e sexta-feira (7). O primeiro dia será de visitas técnicas a projetos culturais da Baixada Cuiabana e os dias 6 e 7 serão voltados para o Fórum de Incentivo à Cultura de Cuiabá, com o tema “O Agente Cultural e a Lei Rouanet”.
Nas atividades do primeiro dia, participarão, também os representantes do Escritório do MinC em Mato Grosso, o Comitê de Cultura de Mato Grosso, representantes da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), quando visitarão organizações civis como o Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat) e o Instituto Ciranda – Música e Cidadania, com projetos contempladas pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
O Fórum de Incentivo à Cultura de Cuiabá, por sua vez, ocorrerá em dois espaços: no Cine Teatro Cuiabá, com abertura na quinta-feira (6), às 9h, e palestras sequenciais; e no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, na tarde e na noite de quinta e na manhã de sexta-feira, com encontros setoriais e oficinas. Para participar do fórum, é necessário se inscrever neste formulário (AQUI) e indicar as atividades escolhidas.
“É com grande alegria que a gente convida a todas, todos e todes para o Fórum de Incentivo à Cultura […]. A presença de cada um é muito importante para você saber tudo sobre a Lei Rouanet e como vocês podem acessar essa captação de recurso, além de conhecer um pouco dos trabalhos da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura”, convida a coordenadora do Escritório do MinC em Mato Grosso, Lígia Viana.
O período vespertino do último dia será resguardado a atividades da CNIC, do Escritório do MinC em Mato Grosso, da equipe da Sefic e da Secel/MT.
A vinda dos membros da CNIC a Cuiabá cumpre uma agenda nacional para estabelecer canal direto de comunicação com agentes culturais locais. Na oportunidade, será realizada a 345º reunião ordinária da Comissão.
Vannessa Jacarandá, do Comitê de Cultura de Mato Grosso, destaca o apoio ao Fórum de Incentivo à Cultura e enaltece a CNIC Itinerante: “A comissão fortalece a aplicação e execução da Lei Rouanet, facilitando o acesso a todos”, comenta.
Confira a programação completa do fórum no formulário de inscrição: (AQUI).
Rota da Ancestralidade
Uma das atividades de destaque da presença da CNIC em Mato Grosso é a participação de uma edição especial da Rota da Ancestralidade, idealizada pelo ativista do movimento negro Cristóvão Luiz. O roteiro de afroturismo irá partir na quarta-feira (05), às 17h30, do Largo do Rosário e passará por pontos cuiabanos de forte influência afro-brasileira, como a Praça da Mandioca (antigo Pelourinho) e o Beco do Candeeiro. A participação é livre e não precisa de inscrição prévia.
Sobre o Escritório do MinC em Mato Grosso
Cuiabá é sede do Escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso e a equipe realiza atividades de articulação com o Estados e os municípios mato-grossenses, executa as políticas públicas culturais federais e atende os cidadãos sobre a aplicação de tais políticas.
Informações: (65) 9 9265-0240 (Lígia Viana).
Comitê de Cultura de Mato Grosso
É gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC. Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH).
O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso, em territórios prioritários aprovados na concorrência pública.