Gosta de feira? Confira 5 das principais feiras livres de Cuiabá
“Olha a melanciiiia, laranjaaaa, limão! Vai um caldinho de cana aí meu senhor? Minha senhora?”, essa, entre muitas outras, são frases típicas de quem frequenta feiras livres em Cuiabá.
Com uma variedade de produtos locais como artesanato, alimentos frescos, roupas, carnes brancas e vermelhas, as feiras livres são ponto de encontro de cuiabanos de todas as idades. Algumas delas caminham para quatro décadas, as mais tradicionais e com maior número de “tendas” e barracas.
Ao todo, existem 48 feiras livres nos diversos bairros da nossa capital, beneficiando cerca de 1000 pequenos e microempreendedores (feirantes) e atende aproximadamente 300 mil consumidores ao mês, com a comercialização de diversos produtos de forma mais acessível à população cuiabana. O Cuiabá Tem listou algumas opções de feiras mais populares da cidade para você aproveitar sozinho ou com a família e amigos. Confira!
Feira do Porto
A Feira do Porto é uma das maiores feiras livres de Cuiabá e mudou de localização algumas vezes desde que teve início, há quase 34 anos atrás. Começou no Museu do Rio, mudou para o Porto no Campo do Bode e atualmente fica próxima à Orla do Porto, em um prédio construído especificamente para atender aos feirantes da região. Lá existe uma variedade de produtos artesanais, comidas típicas e de vez em quando rola até apresentações culturais e música ao vivo.
Endereço: O Mercado do Porto está localizado na Av. Oito de Abril – Porto e funciona diariamente das 5h às 18h.
Feira do CPA II
Há mais de trinta anos na Capital, uma feira que começou pequena na região da grande Morada da Serra e hoje é uma das maiores de Cuiabá. Nessa feira existe um pouco de tudo, desde roupas, sapatos, especiarias, comidas típicas, pastéis e caldos de cana. É uma feira com todas as gerações, avós com carrinhos de feira, crianças pulando no pula-pula e tudo que se tem direito.
Endereço: Entre a Avenida Brasil, no cpa 2, e esquina da Praça Cultural. Acontece aos domingos, entre as 5h da manhã até as 14h da tarde.
Feira do CPA III
Com início muito próxima do que teve a feira acontece no CPA II, na feira do CPA III existem muitos fornecedores e barraqueiros que são os mesmos, mas clientela é diferenciada. A região do CPA é muito grande, entre os setores, público para feira é que não falta. Lá, além de muitas verduras, farinhas, carnes, peixes e comida típica, há até apresentação musical, por acontecer entre o final da tarde e o período noturno.
Endereço: Feira do CPA 3, localizada próximo a Açofer, na R. C, Setor. 02. Acontece toda quarta-feira, das 16h às 23h.
Feira do Jardim Imperial
A Feira do Jardim Imperial é uma das maiores feiras tradicionais de Cuiabá, mas é um pouco mais jovem que as mencionadas anteriormente. Ela existe há mais de 25 anos, cresceu junto com o bairro que tem como avenida principal, que é a Avenida das Palmeiras. O local recebe moradores principalmente dos bairros Jardim Imperial I e II, Recanto dos Pássaros e Jardim Universitário. Além de comida típica, frutas e verduras, também há barracas com queijos e especiarias.
Endereço: A Feira do Imperial fica na Avenida das Palmeiras, acontece toda sexta-feira, das 17h às 23h.
Feira do Residencial Coxipó
Tradicional da cuiabania, além de muita comida típica, tapioca, pastéis, “garapa” e sucos, um dos diferenciais dessa feira é a venda de pescados e iscas de peixes. Por ser região que reúne diversas comunidades ribeirinhas, assim como e Feira do Porto, essa feira é uma das maiores da região do Coxipó.
Endereço: A feira está localizada na Rua Um, Jardim Buriti – Jardim Nossa Sra. Aparecida, e funciona às terças e sextas-feiras, das 17h às 22h.
Existem muitas feiras na cidade, essas são apenas algumas delas, mas que já ganharam o coração da clientela. Gostou? Siga e acompanhe para mais conteúdos.