Manifestos urbanos denunciam devastação ambiental

 Manifestos urbanos denunciam devastação ambiental

Divulgação

Entre o calor e a seca severa que assolam Mato Grosso, um novo grafite chama a atenção no bairro Coxipó, em Cuiabá. Com cores vibrantes a frase “O Agro é tragédia, por isso é POP!”. No centro, a imagem de uma fábrica a todo vapor  com colunas de fumaça ascendentes e notas de dinheiro voando ao redor, que simbolizam a devastação ambiental.

O autor é o grafiteiro cuiabano Presto, coletivo 165, e se inspirou na música “Agrocypher 2“, uma colaboração entre MC Ahgave, Pacha Ana e DJ Taba do EP Estado de Emergência. Localizado em uma parede bem visível da região do Coxipó, o grafite é uma fusão poderosa de música e arte visual, levando uma mensagem profunda e provocativa para a comunidade.

A Conexão Entre Música e Arte.

O grafite é um dos pilares da cultura Hip Hop que existe há 50 anos. Desde então, vem sendo uma ferramenta de luta e expressão popular. Presto que é conhecido por suas obras que criticam problemas sociais e ambientais, capturou a essência de “Agrocypher 2” em sua arte. A música aborda de forma incisiva os impactos negativos do agronegócio no Brasil, destacando temas como desmatamento, poluição, envenenamento e violações de direitos humanos.

Inspiração e Relevância

Em entrevista, Presto explicou sua inspiração: “Apesar do EP ter sido lançado há algum tempo, eu lembrei da música por conta de um vídeo na rede social do MC Ahgave. O vídeo falava sobre os cuidados necessários pra enfrentar o “estado de emergência climática” que acontece aqui no Mato Grosso por conta da seca e queimadas durante o período de julho a outubro. Ouvi a música e o som me motivou a pintar,  trazer essa mensagem novamente para as ruas.”

Arte Sustentável

Presto se preocupou em fazer seu grafite de forma sustentável. A maior parte da obra foi feita com tinta à base d’água, reduzindo o impacto ambiental. Além disso, as latas de spray utilizadas serão reutilizadas como elementos de decoração, promovendo a reciclagem e a consciência ambiental.

A Influência do Coletivo 165

O coletivo 165, do qual Presto faz parte, é conhecido por transformar as ruas de Cuiabá e região em uma galeria a céu aberto. Cada obra é uma declaração, uma conversa com a comunidade sobre questões urgentes. No caso do grafite no Coxipó, a escolha do local não é acidental; a área é uma mistura de urbanização e áreas verdes, tornando a mensagem ainda mais relevante.

O Grafite e o Calor

Além de sua mensagem poderosa, o grafite também tem um efeito prático no ambiente urbano. As cores e as superfícies pintadas podem ajudar a minimizar a sensação de calor nas áreas onde são aplicadas. Em vez de uma parede de concreto cinza que absorve e emite calor, o grafite traz vida e cores que refletem a luz, ajudando a manter a área um pouco mais fresca.

Conclusão

Com esta obra, Presto reafirma seu compromisso com a arte engajada e a luta por um mundo mais justo e sustentável. A interseção do grafite e da música  “Agrocypher 2” é um exemplo perfeito de como diferentes formas de arte podem se unir para amplificar uma mensagem poderosa. Em tempos de calor extremo e seca, esta obra torna-se um grito por mudanças urgentes e uma reflexão sobre o impacto humano no meio ambiente.


EP Estado De Emergência
Estado de Emergência é o EP musical produzido pelo selo independente Mato Groove com colaboração entre os produtores Laza e Xinn Beats. As letras foram escritas e interpretadas pelos MC’s Ahgave, DJ Taba, Pacha Ana e Rodrigo B1. Os temas estão relacionados a questões ambientais como a denúncia sobre as violências, crimes socioambientais e demais impactos do poder econômico do Grande Agronegócios. Concomitantemente trazem um reforço positivo sob a identidade cultural matogrossense, da da luta pela reforma agrária, da importância existência e continuidade de comunidades originárias, quilombolas e ribeirinhas como povos guardiões. O EP tem 18min contando com três faixas.