Moda circular: brechós em Cuiabá que fazem a diferença

 Moda circular: brechós em Cuiabá que fazem a diferença

Divulgação

Uma alternativa consciente para um futuro mais sustentável, a cultura “brecholeira” na capital cresce e ganha adeptos.

Os brechós se destacam como uma alternativa viável e impactante para promover um consumo mais consciente e reduzir o desperdício têxtil. Além disso, para os que amam um “garimpo”, é possível encontrar peças em ótima conservação, bem higienizadas e, algumas, até na etiqueta.

Em Cuiabá, a cultura da moda sustentável e circular se desenvolve de forma considerável nos últimos anos e, para isso, conta com quem empreende com muita seriedade e bom atendimento, além de produtos com qualidade, novos e seminovos. Maior parte dessas lideranças são empreendedoras que ajudam a prolongar o ciclo de vida das peças.

Até para quem não compra nos brechós, fica viável a existência desses empreendimentos, que ao invés de descartar peças do armário, podem revender e ganhar uma boa grana. Elencamos os principais brechós e as responsáveis que fizeram (e ainda fazem muita diferença), dentre eles, os que investem em moda vintage, outros em roupas de marca, que são os com uma vibe mais de boutique – além dos que oferecem roupas mais “modinhas”, com valor bastante acessível, seja para adultos (homens ou mulheres).

Existe para todos os gostos, ufa! Ainda bem. Quanto mais, melhor. Confira a lista!

LG Brechó Oficial

LG Brecho
Divulgação

Com roupas de marca, excelente curadoria, a equipe do LG Brechó é, sem dúvida, impecável em todas suas esferas. O atendimento é impar e as vendas acontecem de forma presencial ou virtual, como postagens em stories ou lives. A essência desta empresa, que atualmente atende em duas unidades, uma na Miguel Sutil e outra no Bairro Porto – são clientes que amam achados de boutique. Vale a pena seguir e acompanhar os looks de moda praiana, gala, eventos sociais, esportivos, casuais, sapatos, bolsas e muito mais, para homens e mulheres. A empresa é conduzida por Lígia, uma mulher empreendedora que, além de realizar bem as suas ações internas – também promove eventos e cursos para outras empreendedoras do ramo.

Endereço: Av. Miguel Sutil, 9799 – Jardim Mariana, Cuiabá – MT.  / Praça Maj. João Bueno, 130 – Porto, Cuiabá – MT.

Bazar 23 Cuiabá

Divulgação

Este brechó mescla moda vintage com roupas atuais, da moda, além de muitas peças de marca. Os figurinos montados são sempre elegantes e a curadoria é criteriosa. O investimento é da empreendedora Roose, amante dos garimpos, mas que também é advogada. Como sabemos que toda curadoria também leva um pouquinho de gosto pessoal, essa loja promete sugestões dos provadores sempre elegantes, como as roupas executivas e, até para sair, com um ar bastante sofisticado. Isso ajuda as clientes na hora da escolha e compra.

Endereço: Av Tuiuiú, 962 – Cpa IV, Cuiabá – MT.

Catarina Sisters Brechó

Catarina Sister's Brechó em Cuiabá
Divulgação

Em outro conteúdo já mencionamos esse brechó, quando destacamos algumas das empreendedoras de sucesso na cidade. Bel e Sara cresceram muito nos últimos anos, mas também precisamos reforçar que, sem dúvida, são uma das maiores referências deste ramo em Cuiabá. Isso vai além do empreendedorismo, mas também na questão política e ambiental que envolve a essência deste tipo de negócio. Elas, além da curadoria, restauram algumas peças. Colocam peças antigas espalhadas no lugar, algumas até amareladinhas do tempo, com provavelmente mais de 50 anos de existência – como verdadeiros tesouros a serem apreciados. Essa casa closet, além do conceito antiguinho, esbanja achados, e pra quem entende do assunto – sabe bem o que isso significa. Não é um ou outro achado, lá você acha todo dia. Os estilos variam entre clássicos, despojados, esportivos e muitos outros. É preciso fazer uma visita para tirar as próprias conclusões, mas, só de olhar as fotos no instagram fica evidente que, além do atendimento incrível, curadoria que observa pequenos detalhes, é memorável a existência desse brechó em Cuiabá.

Endereço: R. dos Girassóis, 59 – Jardim Cuiaba, Cuiabá – MT.

Chamego Brechó

Chamego Brechó em Cuiabá
Divulgação

Com foco em roupas que estão em alta, moda atual, com estilos de passeio, balada ou social – o ambiente é mesmo um chamego, mas o grande diferencial da venda dessa equipe – que é liderada pela jovem empreendedora Joice, é a venda e divulgação virtual. Além de promover lives e investir no crescimento do instagram, a querida criou grupos vips de WhatsApp para enviar em primeira mão os novos looks que chegam na loja. Para quem tem uma vida mais corrida e nem sempre consegue visitar fisicamente as lojas – por aqui, dificilmente fica de fora do que chega por lá. Vale a pena seguir e pedir a inclusão nos grupos de WhatsApp (quando houver vaga, afinal, são concorridíssimas). A curadoria é detalhada e ganha uma pegada jovial quando apresentadas nas manequins, o que ajuda a vender muito mais rápido.

Endereço: R. Pernambuco, 1240 – Morada da Serra, Cuiabá-MT.

Cê Chic Brechó

Divulgação

Com uma proposta mais popular e valores extremamente acessíveis, esse brechó é uma mistura de todos os estilos com muitas novidades que chegam todos os dias. Para a curadoria, o agendamento é feito com a equipe antes, e lotes são avaliados na hora. Assim, as garimpeiras de plantão ficam sempre atendas as peças que saem durante o dia todo para um novo garimpo. Há também a possibilidade de peças que não estão em bom estado e que não alcançaram os critérios de compra e vendas ficarem para doação, em um espaço reservado para quem precise delas, mas não tem como pagar.  Quem conduz essa equipe é Jeane, que começou com o empreendimento na antiga kitnet que morava e as proporções foram crescendo, na medida em que as clientes gostavam das variedades das peças – e, hoje, ela atende em uma loja muito maior.

Endereço: R. Eng. Pref. Álvaro Pinto de Oliveira, 156 – Ribeirão da Ponte, Cuiabá – MT

Brechó 570

Brechô 570 em Cuiabá
Divulgação

Com atendimento atencioso, essa loja tende a apresentar composições que vão do estilo clássico, ao de balada e sem deixar de lado os estilos casuais ou esportivos. A partir da loja que sempre apresentou de tudo um pouco, elas também fundaram uma ramificação só de bolsas, com o instagram @brecho570_bolsas. A empresa é conduzida por Allane e Monteiro, jovens empreendedoras que com uma pegada mais moderna, apresentam peças de qualidade com curadoria impecável. O conceito delas segue mais a proposta de boutique, o que cada dia mais também tem conquistado muitas pessoas.

Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 564. Centro de Cuiabá.

Baronesa Brechó

Baronesa é uma nova loja, mas com uma proprietária já conhecida em Cuiabá, por há muitos anos investir nesse tipo de negócio – mesmo que tenha dado uma pausa nessa trajetória e, agora, retornou. Ela é Elisangela e, seu novo empreendimento apresenta também roupas de todos os estilos, com valores bastante acessíveis e, com espaço para achadinhos vintage. Ao lado da sua loja, um café especial turco é servido, o que torna o garimpo ainda mais prazeroso, por ter um legal pra sentar e aproveitar a pausa terapêutica do dia (amantes de brechó entendem a calmaria que dá garimpar). Ambos os ambientes ficam em uma galeria muito charmosa no centro de Cuiabá.

Endereço: R. Pedro Celestino, 119 – Centro Norte, Cuiabá.

Existem muitos outros estabelecimentos que estão em constante crescimento e já começam a se destacar. Com essa matéria, o intuito do Cuiabá Tem é dar ainda mais visibilidade para empreendedores que se dedicam e alcançam suas metas. Conhece outros negócios que merecem esse destaque? Conta pra gente!

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.