TEDxCuiabá lota Zulmira Canavarros e público é de jovens empreendedores

 TEDxCuiabá lota Zulmira Canavarros e público é de jovens empreendedores

Cuiabá TEM – Lucas Paskually

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros teve a tarde desta sexta-feira (19), com o TEDxCuiabá, repleta de jovens empreendedores e pesquisadores de áreas diversas, para ouvir palestras de temas variados com algo em comum, o desafio de romper fronteiras e gerar conexões.

Entre os palestrantes nacionais estiveram Daiane dos Santos, Campeã Mundial de Ginástica Artística e, entre outros títulos, Embaixadora da ONU Mulheres. Além dela, João Melo, escritor e criador de conteúdo digital com mais de 3 milhões de seguidores em suas redes. Foram dez palestrantes vindos de outros lugares do país e, também, de Mato Grosso. Além deles, houveram intervenções artísticas.

Ao todo, foram mais de duas mil pessoas presentes. A estrutura foi ímpar, repleta de tecnologia e com suporte de uma equipe ampla, além de palestras dinâmicas e com potencial de reflexão profundo entre os participantes. Entre os destaques locais mais aclamados pelo público, estiveram Manoel Vicente De Barros, que é Médico Psiquiatra e a educadora digital e ativista social, Maysa Leão.

Em entrevista exclusiva ao Cuiabá Tem, Daiane dos Santos compartilhou da felicidade de conhecer pela primeira vez a cidade calorosa e que acredita que seu propósito de vida é que – assim como ela foi acolhida e teve muitos de seus sonhos realizados, jovens da periferia, negros ou com dificuldade de oportunidades, tenham cada vez mais chances de se destaque “Sinto que tenho uma responsabilidade muito grande com crianças e jovens, inclusive as mais pobres ou que sofrem preconceito racial. Existem muitos talentos que merecem uma chance, e sei que essa mensagem precisa ser repassada“, conta.

Daiane dos Santos - Cuiabá TEM
Daiane dos Santos no TEDxCuiabá. Foto: Cuiabá TEM – Lucas Paskually

Santos também é fundadora do Projeto Brasileirinhos, que atende crianças de 6 a 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social ou com baixa renda, onde ensina e incentiva um futuro melhor através do esporte que mudou sua vida – a Ginástica Artística Olímpica. “Todos nós temos um compromisso social com a nova geração e precisamos, através das nossas habilidades, transformar o Brasil e o mundo em um lugar melhor“, acrescenta.

Daiane ainda reforça a importância da família em sua vida e revela que, além dos projetos que atua há alguns anos, o roteiro de um filme sobre sua trajetória no esporte mundial está sendo escrito. Na Ginástica Artística Olímpica, mesmo tendo começado a saltar tardiamente, aos 11 anos, quando o comum para desenvolver-se é a partir dos 3 anos de idade, ela foi a primeira atleta brasileira a conquistar um título mundial na ginástica artística, em 2003, quando apresentou o até então inédito Duplo Twist Carpado, que mais tarde foi batizado com seu nome, Dos Santos I.

Confira a entrevista completa em nosso canal do YouTube. 

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.