276 anos de MT: 5 curiosidades do Estado que você precisa saber
Dia 9 de maio é aniversário de Mato Grosso, que completa 276 anos desde sua fundação. O Estado teve sua origem em 1748 e, por isso, a cidade de Cuiabá que foi estabelecida em 8 de abril de 1719, e outras que também tiveram a documentação de fundação iniciada antes da de Mato Grosso, são mais velhas. Falamos um pouco sobre AQUI.
O Cuiabá Tem separou cinco curiosidades sobre esse imenso e rico território, pra você celebrar junto com a gente!
Mato Grosso tem 3 dos 7 biomas brasileiros
Mato Grosso é um dos cinco Estados brasileiros, dentre os 27, que tem três biomas em todo seu território, além dele, apenas Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais acolhe mais de dois biomas. Os biomas da região Mato-grossense são Amazônia, Cerrado e Pantanal.
É o 3° maior Estado brasileiro
Mato Grosso é o terceiro maior Estado brasileiro, que soma uma área de 903 207,09 (km²). Na sua frente, apenas, o Amazonas e, respectivamente, o Pará. Só sua região, por um percentual territorial, seria o tamanho de um país como a Venezuela.
É a maior área de preservação de onças
A concentração de onças-pintadas no Brasil é a maior do mundo, sendo de 8 onças a cada 100km – segundo as ultimas estatísticas, antes do forte incêndio no Pantanal. Regiões como a do Parque Estadual Encontro das Águas e Porto Jofre, onde a natureza é conservada, tem um bom mapeamento de onças, que é uma espécie bandeira, que é um indicador de qualidade ambiental. Essa e outras informações podem ser encontradas no filme A Marcha das Onças-pintadas e instituições ambientais do Governo Federal.
Tem uma das maiores cachoeiras do Brasil
A cachoeira do Jatobá é a maior cachoeira do Mato Grosso e considerada a 4ª maior do Brasil. Situada no Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, o nome da cachoeira é devido a grande quantidade de jatobás na região. Segundo o cálculo mais preciso a queda é de 252 metros.
Mato Grosso é o maior produtor de soja do mundo
Mato Grosso é o Estado que mais produz soja no Brasil e o Brasil lidera o ranking mundial. Sem dúvida, fruto de um Estado com a atenção virada pro agronegócio, com tecnologia de ponta e que movimenta uma indústria bilionária em todas as suas movimentações. Além de soja, o Estado lidera o ranking nacional de produção de milho e algodão.