9 personalidades que talvez você não saiba que são de Cuiabá

 9 personalidades que talvez você não saiba que são de Cuiabá

Cuiabá é conhecida por sua rica cultura, história e belezas naturais, mas você sabia que aqui também é o berço de algumas das personalidades mais influentes do Brasil?

Neste artigo, vamos revelar 9 personalidades notáveis que talvez você não saiba que têm suas raízes na “Cidade Verde”. Prepare-se para ser surpreendido e inspirado pelas histórias destes cuiabanos que deixaram sua marca no Brasil e no mundo.

Otaviano Costa

Otaviano Costa é Cuiabano
Divulgação – FOTO: DÊSSA PIRES

Provavelmente a escolha mais óbvia dessa lista seja Otaviano Costa. Seu carisma é inegável, e o ator ganhou renome por estrelar novelas da Rede Record e Rede Globo (Caras & Bocas, Morde & Assopra, Salve Jorge), além de apresentar diversos programas de televisão como o Video Show entre 2015 e 2018. Otaviano nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, e desde cedo mostrou-se inclinado para as artes, especialmente para a atuação. Sua carreira começou no teatro, onde se destacou por sua versatilidade e talento, pavimentando o caminho para o sucesso na televisão.

Atualmente, Otaviano Costa, juntamente com sua esposa, a renomada atriz Flávia Alessandra, empreende no ramo da estética como sócios da Royal Face, uma rede especializada em estética e harmonização facial. Apesar de sua incursão bem-sucedida no mundo empresarial, Otaviano não se afastou de sua paixão pela atuação. Em abril, ele retorna às telas de cinema com o lançamento de “Vidente por Acidente”, uma comédia promissora que conta com um elenco de talentos como Evelyn Castro, Katiuscia Canoro e Totia Meireles — esta última, outra ilustre cuiabana que merece destaque neste artigo. Este projeto sublinha a versatilidade de Otaviano e seu contínuo impacto no entretenimento brasileiro.

Totia Meireles

Divulgação – FOTO: Cadu Pilotto

Com 40 anos de carreira, Totia Meireles é uma renomada atriz brasileira, conhecida por sua versatilidade e presença marcante tanto no teatro quanto na televisão e no cinema. Seu primeiro trabalho na TV Globo foi em 1989, vivendo Monah em Que Rei Sou Eu?. Mas foi com as novelas O Clone, América, Salve Jorge,  A força do Querer, todas de Glória Perez, sucessos que renderam à atriz destaque e repercussão junto ao público.

Bruna Viola

Bruna Viola de Cuiabá
Divulgação

Bruna Viola, conhecida carinhosamente como “A Violeira Mais Amada do Brasil”, é uma verdadeira expressão da riqueza cultural de Cuiabá. Bruna se destacou no cenário musical brasileiro por sua habilidade excepcional com a viola caipira, instrumento tradicional da música sertaneja e de raiz. Desde muito jovem, sua paixão pela música e pela cultura sertaneja a guiou, e ela rapidamente se tornou uma referência no gênero, conhecida por sua técnica impecável e por dar uma nova vida às tradições musicais brasileiras.

Ganhadora de um Grammy latino em 2017, sua carreira é marcada por um repertório que mescla composições autorais com clássicos da música caipira, mostrando não apenas sua habilidade como instrumentista, mas também como cantora e compositora. Bruna Viola conquistou um público fiel e diversificado, admirado por sua autenticidade e pela maneira como representa a cultura sertaneja contemporânea, mantendo vivas as raízes dessa tradição.

Carol Moreira

Carol Moreira Youtuber
Divulgação – FOTO: Rafael Evangelista

Carol Moreira é uma influencer muito conhecida por aficionados da cultura pop e cinema. Possui canal no YouTube desde 2010, com mais de 900 mil seguidores, e já foi apresentadora da Warner Channel. Além de atuar como apresentadora em festivais como a CCXP. Carol usa seu canal e redes sociais para fazer análises, críticas e indicações de filmes e séries.

Sua paixão pelo cinema e pela televisão, combinada com um olhar crítico e uma capacidade de comunicação excepcionais, fazem de Carol Moreira uma referência indispensável para quem busca se aprofundar no mundo do entretenimento, mantendo-se sempre atualizado com as últimas tendências e lançamentos.

DJ Olliver

Divulgação/YouTube

Mesmo que o funk não seja seu gênero musical preferido, é quase certo que você já escutou por aí a música “trava na pose, chama no zoom, dá um close”. Este hit, que tem o DJ Olliver como um dos criadores, se tornou um fenômeno nas redes sociais, em grande parte, às coreografias no TikTok, onde se espalhou rapidamente entre os usuários e o clipe oficial do hit no YouTube já ultrapassa 12 milhões de visualizações.

Thaiga – Bianca Rodrigues

Divulgação – FOTO: Leonardo Sang

Thaiga é uma conhecida personalidade no mundo dos eSports e do streaming de games. Thaiga ganhou notoriedade principalmente através da plataforma Twitch, onde realiza transmissões ao vivo (lives) jogando videogames, interagindo com seus seguidores, e participando em diversas atividades relacionadas à cultura gamer. Além de sua presença na Twitch, Thaiga também é ativa no YouTube com mais de 1,6 milhões de inscritos e mais de 8 milhões a seguem no TikTok, onde compartilha conteúdo sobre jogos, dicas para outros gamers, e aspectos de sua vida pessoal e profissional.

Zangado

Zangado Games de Cuiabá
Divulgação

Zangado ou Thiago Silva é um dos youtubers mais reconhecidos do Brasil, especialmente entre os fãs de videogames e cultura geek, com mais de 4 milhões de inscritos. Embora mantenha sua identidade pessoal em sigilo, tornando-se conhecido por usar uma máscara durante suas aparições, ele é um orgulhoso representante de Cuiabá.

O canal do Zangado no YouTube é um espaço dedicado principalmente a análises detalhadas de jogos, walkthroughs (guia passo a passo para completar jogos), dicas, e comentários sobre a indústria de videogames. Sua capacidade de mergulhar profundamente na mecânica dos jogos, combinada com uma análise crítica perspicaz e uma voz característica, tornou seu conteúdo altamente valorizado entre gamers e entusiastas de tecnologia.

Ao longo dos anos, Zangado construiu não apenas um canal, mas uma comunidade onde os fãs de videogames encontram um espaço para discussões profundas, análises criteriosas e um compartilhamento genuíno de paixões.

Bella Campos

Bella Campos é de Cuiabá
Reprodução/Instagram

Bella Campos desde cedo demonstrou uma paixão pela atuação, o que a levou a seguir carreira artística. Bella se tornou conhecida do grande público por sua atuação na televisão, especialmente por seu papel em “Pantanal”, um remake da clássica novela brasileira. Neste projeto, ela interpretou a personagem Muda, que conquistou o coração dos espectadores com uma performance emocionante e profunda.

A atuação de Bella em “Pantanal” foi amplamente elogiada, consolidando sua posição como uma das atrizes promissoras de sua geração no Brasil. O reconhecimento de seu talento rapidamente abriu as portas para mais uma oportunidade na Rede Globo, onde assumiu um papel na novela “Vai na Fé” (2023).

Sheyla Christina – Fábio Marx

Fábio Marx é designer de interiores e influenciador digital nascido em Várzea Grande, Mato Grosso. Tendo vivido em Cuiabá até os 17 anos, antes de se mudar para Curitiba. Na pandemia explodiu na internet ao criar a personagem Sheyla Christina, a arquiteta famosa, que faz criticas divertidíssimas sobre projetos de design e arquitetônicos nas redes sociais.

Além do alto engajamento nas redes sociais, Fábio foi indicado ao People’s Choice Awards 2024 na categoria Influenciador do Ano Brasil.

Publicitário, empresário e proprietário do Poltrona Nerd, um site dedicado à cultura pop e ao universo geek, e do Poltrona Nerd - Bar, Games & Burger, uma hamburgueria localizada no Jd. das Américas. Trabalha com internet há mais de uma década, e sua experiência no setor evidencia seu compromisso em criar espaços que celebram a diversidade e a criatividade.