Semana Nacional de Museus com atividades gratuitas na Casa Freire

 Semana Nacional de Museus com atividades gratuitas na Casa Freire

Secom-MT/ Divulgação

Com atividades presenciais e abertas ao público, a Casa Silva Freire integra a 22ª Semana Nacional de Museus. A programação inclui exibição de documentário, oficinas e rodas de conversa e exposição. As atividades acontecem de 13/05 a 17/05, na sede da Casa Silva localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte.
Todos os participantes receberão certificado. Confira a programação completa com os horários abaixo: 
A 22ª Semana Nacional de Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para a comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.
Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa “, a proposta este ano é levantar uma reflexão sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).  Este ano a instituição tem como metas: garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagens ao longo da vida para todos; e construir infraestruturas resilientes, promovendo a industrialização inclusiva e sustentável.
Classificada como Ponto de Memória pelo Ibram, essa é a primeira vez que a Casa Silva Freire integra a programação da Semana Nacional de Museus.
Para Larissa Silva Freire, coordenadora geral da CSF, a participação consolida e fortalece a Casa como instituição. “Isso é muito importante parar a consolidação da Casa Silva Freire enquanto Casa Museu, que luta pela preservação da cuiabania e ao mesmo tempo da atualização dessa cuiabania a partir da perspectiva de Silva Freire, que imprime em sua obra essa preocupação com o patrimônio cultural, seja material ou imaterial“, afirma.
Banner divulgação
PROGRAMAÇÃO
Fração Silva Freire
Exibição do documentário Fração Silva Freire, Cuiabá-MT: Central de Produções, Direção: Joel Leão, 20:29s. Retrata a vida do líder estudantil e poeta Silva Freire.
13/05/2024 a 14/05/2024 – 16h às 17h
Exposição
Retrata a biografia do poeta com apresentação de objetos pessoais, documentos, fotografias, vídeos, livros, revistas, jornais, bem como releituras de seus poemas criadas em diferentes linguagens.
13/05/2024 a 17/05/2024 – 13h30 às 17h30
Visita mediada
Visita mediada à exposição permanente e ao Acervo Silva Freire durante a qual o público será acompanhado por um mediador para estimular o contato com as obras e documentos do acervo.
13/05/2024 a 17/05/2024 – 13h30 às 16h
Oficina
Corpos Poéticos: Sensibilidades e Expressões na Escrita Criativa. Propicia um espaço de reflexão e prática explorando o conceito de Escrita Intensivista pesquisado pelo artista-escritor Caio Ribeiro.
14/05/2024 – 13h30 às 17h30
Dialogando com o vivido
Encontro com o escritor e poeta Moisés Martins para bate-papo sobre seu convívio com o poeta Silva Freire.
15/05/2024 – 15h às 17h30~
Oficina
Escultores de Palavras e Poema Visual – Encoraja a criação poética a partir da produção intensivista dos poetas Silva Freire e Wlademir Dias-Pino.
16/05/2024 a 17/05/2024 – 16h às 17h30
Sobre a Casa Silva Freire

No Centro Histórico de Cuiabá, A Casa Silva Freire abre de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h, para visitações com atividades mediadas à exposição que apresenta um recorte da vida e obra de Silva Freire e ao Centro de Documentação que abriga o Acervo Silva Freire (CPDOCSF). As visitas podem ser agendadas pelo telefone (65) 2129-6002 ou pelo e-mail agendamento@casasilvafreire.org.br. A Casa Silva Freire fica na Rua Cândido Mariano, n. 707, no Centro Histórico de Cuiabá.A Casa Silva Freire oferece atividades mensais gratuitas por meio do programa educativo e de uma programação cultural permanente. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.