Entre Longes: série de MT estreia nesta quinta-feira na TV Brasil

 Entre Longes: série de MT estreia nesta quinta-feira na TV Brasil

Divulgação série Entre Longes.

A série mato-grossense “Entre Longes”, que foi gravada em Cuiabá e Santo Antônio de Leverger tem estreia nacional na TV Brasil nesta quinta-feira (11), às 21 horas (horário de Brasília), com 10 episódios e exibição semanal. Produzida em dois municípios da bacia pantaneira: Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, a trama ficcional foi selecionada pela emissora para abrir a programação de 2024.

A trama conta a história da enfermeira Rachel que, depois da Segunda Guerra Mundial, nos anos 50, decide recomeçar a vida num lugar distante de todas as memórias do amor impossível que teve na Suíça.

Ela viaja ao Brasil para trabalhar num posto de saúde no interior de Mato Grosso. Uma localidade inóspita e sem recursos onde se torna o único atendimento das pessoas locais. Rachel recebe ajuda de Domingas, uma vizinha fofoqueira, e precisa enfrentar o Coronel Ignácio, homem mais rico da região, para fazer aquilo que acredita. Mas é em Tito, um jovem simples e encrenqueiro, que Rachel encontra a chance de um novo amor.

Entre Longes é uma série dramática médica que tem como subgêneros o romance e nuances de comédia e promete momentos fortes emoções e conflitos. Levou 12 meses para ficar pronta e contou com uma equipe de mais 300 profissionais, incluindo elenco e figurantes – ao fomentar toda a cadeia produtiva do setor audiovisual na região. O trabalho de direção de cena de Samantha Col Debella e Direção de Fotografia de Marcelo Biss.

É muito bom ver produções de Mato Grosso ganhando as telas do Brasil. Ter Entre Longes em horário nobre numa das maiores emissoras públicas do país é motivo de orgulho não só para mim, como roteirista e diretora, mas com certeza para toda a equipe. Essa estreia é o reconhecimento da qualidade da obra, resultado do trabalho de muitas mãos. Mato Grosso está mostrando que sabe fazer audiovisual competitivo e poder ganhar o mundo”, comemora a diretora Samantha Col Debella.

Divulgação série Entre Longes

Exibição Nacional

Selecionada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas, a série  é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) para incentivar a produção de conteúdo regional e independente, além da oferta para as emissoras públicas de televisão.

Com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a produção foi realizada em três etapas, sendo duas delas em estúdio, e as externas em Santo Antônio de Leverger e na Wazare, aldeia indígena em Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso.

Série de Época (anos 50)

Ambientada na década de 50 e por ser uma produção de época, o grande desafio foi a direção de arte. A equipe foi liderada por Raphael Henrique, responsável por toda a cenografia, ambientação de espaços e objetos de cena. Todo o figurino foi produzido com exclusividade para os personagens por Jane Klitzke.

As gravações também contaram com um forte trabalho de maquiagem e efeitos especiais, especialmente nos momentos em que aparecem feridos e doentes. Karla Marinho, especialista em maquiagem para cinema, utilizou próteses e técnicas diversas para representar visualmente vários tipos de doenças e ferimentos para a série.

Divulgação série Entre Longes

A atriz Carla Elgert, para se preparar para interpretar Rachel, a protagonista, teve aulas para acrescentar um leve sotaque alemão na sua fala e também consultoria médica para manuseio de materiais, suturas e realização de procedimentos médicos nas cenas.

Contar a história de uma mulher tão importante, para mim, foi uma experiência enriquecedora. Conheci uma história que me encantou, uma equipe talentosa e amorosa, adorei conhecer Mato Grosso e a sua cultura. Me senti em casa e muito acolhida. É como se eu já tivesse vivido em Mato Grosso. Foi uma honra. Estou feliz e torcendo para uma segunda temporada”, comenta.

Romeu Benedicto, ator mato-grossense com atuação nacional, interpreta o coronel Ignácio, um homem autoritário e com comportamento machista. “A relação do coronel com a enfermeira Raquel retrata bem a atualidade porque ele se sente ameaçado pela força feminina e aí o conflito é eminente. Adorei participar dessa história e com a estreia na TV Brasil fica nítida a importância do audiovisual de Mato Grosso no cenário nacional. Tudo isso é merecimento, já que temos excelentes profissionais por aqui”, relata.

O diretor de fotografia, Marcelo Biss conta que tomar decisões narrativas fotográficas para traduzir o roteiro e direção foi seu desafio profissional. “Fico feliz com o resultado. É o trabalho gigantesco de uma equipe muito dedicada em meio a chuva, sol, noite e dia, para fazer acontecer o cinema em Mato Grosso“, comenta.

Os episódios são sequenciais e as histórias se encadeiam, já que a cada passo adiante que ela dá na nova vida é revelada uma camada do passado da personagem. O recurso do flashback foi usado para fazer essas revelações e sempre surgirá com uma proposta visual diferenciada, indicando ao telespectador o deslocamento temporal da história. A fotografia trouxe tons terrosos e verdes, com destaque para a dissonância entre a sóbria e recatada estrangeira e o naturalismo preponderante nas comunidades locais.

Entre longes é contada a partir de um local peculiar do Brasil que é Mato Grosso, um olhar de descoberta e o deslumbramento diante das riquezas naturais no contexto cultural e conflitos da época. Essa é uma história que só pode ser contada em Mato Grosso e não só porque é originalmente da região, mas porque tem o cheiro da terra e do povo local. E é por ter esse componente regional tão original que essa história é universal“, comenta Bárbara Varela, produtora executiva da série.(Com informações da assessoria).

SERVIÇO

Série “Entre Longes”
Estreia: TV Brasil
Dia: 11/04
Horário: 21H (horário de Brasília)

Ficha Técnica

ENTRE LONGES | SÉRIE DE FICÇÃO (10 eps de 26 min)

Direção e Criação: Samantha Col Debella
Roteiro: Samantha Col Debella e Ângela Coradini
Produção: Bárbara Varela
Direção de Fotografia: Marcelo Biss
Direção de Arte: Raphael Henrique
Empresa Produtora: Cafeína Conteúdos
Coprodutora: Paralelo 15 Filmes

Elenco Principal

Carla Elgert – Rachel
Robson Torinni – Tito
Romeu Benedicto – Coronel Ignácio
Eloá Pimenta – Domingas
Paulo Candusso – Benjamin
Thyago Mourão – Doca
Lígia Prieto – Mira
Altiery Dallys – Capanga
Ronaldo José – Capanga
Ronisdalber Ribeiro – Capanga
Jesus Picorelli – Capanga
Valdeci Kanae Zoke – Pajé
Rony Paresi – Cacique
Elton Martins – José
Carlos Gattas Pessoa – Jurandir
Jota Rodrigues – Afonso
Demetrinho de Arruda – Prefeito

1º Assistente de Direção – Pither Lopes
2º Assistente de Direção – Vitória Molina
Continuísta – Karol Nascimento/ Rodrigo Godoi
Preparadora de Elenco – Ligia Prieto
Produtora de Elenco – Ana Maria Araújo
Assistente de Elenco – Ézero Martins de Souza

1º Assistente de Câmera/Operador – Robson A. Silva
2º Assistente de Câmera – Tammy Otomura
Vídeo Assist./ Assistente de Fotografia – João Pedro Regis
Logger /Select – Gabriel Varela
Auxiliar de Fotografia – Maria Julia Biss
Making Of e Fotografia Still – Mellissa Rocha
Maquinista – Edson da Costa “Bacana”
Eletricista – Eder Mariano
Assistente de Maquinária – André Santos Lana
Direção de Arte – Raphael Henrique Costa Silva
Coordenadora de Arte – Isabela Sanders
Produtora de Arte – Laís Wrzesinski Ribeiro
Produtora de Objetos – Patrícia Ribeiro dos Santos
Assistente de Objetos – João Francisco Ciochi Souza
Cenotécnico – Paulo Kruckoski
Cenotécnico – Marlon Emílio Rinaldi
Assistente de Cenografia – Manoel Cesar Rocha
Assistente de Cenografia – Deyveson Leite
Assistente de Cenografia – Jodnylson Lima
Designer Gráfica – Daiane Marafon
Figurinista – Jane Klitzke
Assistente de Figurino – Barbara Helen Soares Conceição Silva
Equipe Figurino – Luana Hanes
Marinalva Freitas
Lucinda Soares da Conceição
Bruno Brun
Palloma Klitzke
Claudia Liz Coutinho
Make, Cabelo e Efeitos Especiais – Karla Marinho
Assistente de Maquiagem – Rodrigo Zaiden
Técnico de Som Direto – Yuri Kopcak
Microfonista – Bruno Gouveia Taveira
Produção Executiva/ Controller – Bárbara Varela
Produtor de Locação, Armas e Veículos – Francisco Krauss
Assistente de Produção Executiva – Mariel de Mattos Pinho
Gestão de Projeto – Guilherme de Araújo
Platô – Joycy Ambrósio
Assistente de Set -Leonardo de Lara
Catering – L. E. Ribeiro
Secretária Executiva – Marcella Vieira
Administrativo/ Controller – Milena Pimentel
Administrativo/ Controller – Gabriela Fogagnoli
Auxiliar de Controller – Caio Vinicius Freitas
Auxiliar de Prestação de Contas – Gabryela Paiva
Assessoria Jurídica – Matheus Nunes Belufi
Vinheta de Abertura e Créditos – Pau Rodado Filmes
Pós-produção de Som – Alice Filmes
Script Doctoring – Jotagá Crema
Pesquisa e Caderno de Referência – Tiemi Oto
Consultora Indigenista – Isabel Taukane
Consultor de Língua Alemã – Gabriel Ponzoni Frey
Consultoria Médica – Carolina Pinho Ferraz
Consultoria Médica – Susanny Rocha Rodrigues
Documentos Históricos – Isabela Ferreira
Direção de Montagem – Severino da Silva Neto
Montagem, Cor e Finalização – Marcos Maia
Estúdio – DMD Comunicação
Estúdio e Locação de Equipamento – Infinity Locadora

Comunicação
Caru Roelis – Social Media
Henrico Cobianchi – Design Gráfico
Josana Salles – Assessoria de Comunicação

Apoio Cultural
Secretaria de Cultura de Santo Antônio de Leverger
Estância Maués
Hotéis Mato Grosso
Pousada Barra do Aricá

Atua com jornalismo cultural e assessoria de imprensa há mais de dez anos em Mato Grosso. Passou por cargos de reportagem e edição em veículos digitais e impressos, além de atuar em web-projetos (como séries e documentários governamentais e do setor privado) como pesquisadora e roteirista. Leitora e escritora literária, com ênfase em contos e crônicas. Hoje, além da empresa Mirella Duarte Assessoria de Comunicação, há quatro anos no mercado, é sócia-proprietária do portal Cuiabá Tem.